Do árabe ao russo, do grego ao espanhol, são muitas as ofertas dos cursos de línguas da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). As inscrições para 2006/2007 terminam sexta-feira, mas os cursos de chinês, árabe, russo, alemão e espanhol estão já preenchidos.

Neste momento existem 17 cursos, para iniciar ou progredir na aprendizagem das línguas. Em anos anteriores, os mais procurados eram os cursos de inglês e francês, mas agora as escolhas recaem mais sobre o russo (uma novidade este ano), chinês e árabe.

O aumento de procura neste cursos fez diminuir a procura nos cursos de inglês, sueco, francês, finlandês e húngaro. A maioria das pessoas que frequenta os cursos são alunos da Universidade do Porto mas existem também muitos trabalhadores de empresas que procuram alargar a sua formação profissional, referiu ao JPN fonte da FLUP.

Para o público em geral, a propina de cada um dos cursos varia entre os 350 e os 700 euros, dependendo da duração (anual ou semestral), e do número de horas de formação. Para os estudantes e funcionários da UP, a propina varia entre os 160 e os 320 euros.

As inscrições podem ser feitas no Gabinete de Formação e Educação Contínua da Faculdade de Letras, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h nos dias úteis.

Ana Rita Basto
Foto: Arquivo JPN