A última esperança portuguesa para uma medalha enfim concretizou-se. Nélson Évora fez a melhor marca mundial do ano na quarta tentativa, com 17,67m, o que lhe permitiu juntar o título olímpico ao título mundial do ano passado.

O atleta português nunca saiu do pódio provisório, saltando quase sempre acima dos 17 metros, num concurso bastante disputado e com grandes marcas de vários atletas. A prata foi para o britânico, e favorito, Philips Idowu, e o bronze para Sands Leevan, das Bahamas.

Depois de várias desilusões em Pequim, Évora consegue a quarta medalha de ouro para Portugal na história das Olimpíadas (todas elas no atletismo), e o primeiro título olímpico desde a vitória de Fernanda Ribeiro, em Atlanta, no ano de 96.

Ana Cabecinha oitava nos 20km marcha

Foi uma prestação honrosa das atletas portuguesas de marcha na distância dos 20km. Apesar da desistência da ex-recordista mundial Susana Feitor, Portugal foi um dos dois únicos países, com a Espanha, a colocar duas atletas nas dez primeiras posições. Ana Cabecinha foi oitava, com novo recorde nacional de 1h27m46s, e Vera Santos foi décima classificada, com novo melhor registo pessoal de 1h28m14s.

Na oitava posição ficaram também os velejadores Afonso Domingos e Bernardo Santos na classe star. A dupla portuguesa tinha ainda remotas hipóteses de chegar ao bronze, mas ao ser apenas sexta classificada na “medal race“, desceram do sétimo para o oitavo posto final.

Fim da participação de Emanuel Silva

Na canoagem, três eliminações em tantas outras provas. Emanuel Silva despediu-se de Pequim, ao falhar novamente uma final, desta vez na especialidade K1 500m, depois de ser quinto classificado na meia-final.

Também em K1 500m, Teresa Portela ficou na sexta posição na meia-final, e a dupla formada por Helena Rodrigues e Beatriz Gomes foi quinta, ficando igualmente fora da final. Arseniy Lavrentyev, o nadador português de origem ucraniana, não foi além do 22º e penúltimo lugar na maratona dos 10km, com o tempo de 2h03m40s.

Para o fim da participação portuguesa, faltam apenas os atletas que vão competir nos 50km marcha, esta sexta-feira, e na maratona, no domingo, último dia de provas.