De Paredes com destino a Fátima partiram, no dia 6 de Maio, 421 peregrinos. Este grupo é apoiado pela Obra de Caridade ao Doente e Paralítico (OCDP) que apoia a peregrinação a Fátima há três décadas. Uma equipa de cerca de 70 voluntários acompanhou o grupo.

José Luís Freire é voluntário há dois anos pela OCDP. Já fez caminhadas de jovens, nomeadamente a Santiago de Compostela, e foi sobretudo essa actividade que o impulsionou a fazer voluntariado no apoio aos peregrinos de Fátima. Embora nunca tenha feito o percurso até Fátima a pé, José Luís, refere que se sente “mais útil enquanto voluntário”.

Com 36 anos, é funcionário num armazém em Lousada, e pediu férias antecipadas para integrar a equipa de voluntários. José Luís conta que esta situação é semelhante à maioria dos voluntários presentes no grupo. Para além destes, existem outros profissionais no apoio aos peregrinos no grupo da OCDP, nomeadamente enfermeiros, uma psicóloga e um padre.

No apoio prestado aos peregrinos estão 42 viaturas. Entre estas estão alguns camiões cedidos por empresas para a peregrinação, carros que transportam as cozinheiras, carros frigoríficos para os alimentos e carros para a equipa de enfermagem, composta por cerca de 20 elementos.

O padre Feliciano Garcês, presidente da OCDP, é também um peregrino e voluntário na peregrinação a Fátima. Pelo caminho, o apoio espiritual, é prestado pelo padre, havendo também “momentos de oração, nomeadamente a celebração diária da eucaristia e da oração do terço”.

“Estar ao serviço dos outros, é qualquer coisa que não tem preço, portanto ser capaz de ajudar o outro sem interesse, sem saber aquilo que vamos receber”, relata o voluntário José Luís, relativamente à motivação que o move.