Foi durante o Congresso Internacional de Matemática, realizado em 2010 na Índia, que Christiane Rousseau, professora de matemática da Universidade de Montreal, lançou o repto para o ano da Matemática do Planeta Terra (MPT2013). “O meu sonho é agora partilhado por tantos cientistas à volta do mundo, que o MPT2013 se está a desenvolver por si próprio. Esta colaboração sem precedentes durará para além de 2013”.

Mais sobre o MPT2013

Através de workshops, conferências e eventos para todas as idades, o MPT2013 vai debruçar-se sobre quatro grandes temáticas: 1. Um planeta para descobrir; 2. Um planeta suportado por vida; 3. Um planeta organizado por humanos; 4. Um planeta em risco.

Logo oficial MPT2013

Nos quatro continentes, diversas universidades, associações e institutos de investigação aderiram a este projeto. “Esta larga iniciativa procura envolver as mais brilhantes mentes na resolução dos problemas mais complicados do mundo”, disse Brian Conrey, diretor do American Institute of Mathematics (AIM) e líder norte-americano do MPT2013.

Com a duração prevista de um ano, e através de diversas atividades, esta iniciativa de larga escala vai destacar as contribuições dos matemáticos na resolução de questões globais, como as mudanças climáticas, os desastres naturais, os problemas de sustentabilidade ou na cura de doenças. Estarão envolvidos, nesta ação, investigadores conceituados em diferentes ramos, desde a medicina, a engenharia ou as finanças.

“A UNESCO apoia fortemente esta extraordinária colaboração de matemáticos de todo o mundo para fazer avançar a investigação de problemas fundamentais do Planeta Terra, para fomentar uma melhor compreensão dos problemas globais, para ajudar a informar o público e para enriquecer o currículo escolar acerca do papel da matemática nos desafios que o nosso planeta encara”, afirmou a diretora-geral da UNESCO, Irena Bokova.

O MPT2013 é lançado esta terça-feira, na sede da UNESCO, em Paris. Em Portugal, a cerimónia de abertura decorre às 19h, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.