“Ziphius” é o nome do drone português que vai ser demonstrado, este fim-de-semana, em São Francisco, na Califórnia. O gadget da Azorean, uma spin-off da portuguesa YDreams, fundada em 2012, é um projeto liderado por Edmundo Nobre que, em entrevista ao JPN, apresenta o equipamento.

Controlado remotamente por smartphone ou tablet (iOS ou Android), o Ziphius tem incorporada uma câmara de alta-definição e permite explorar águas em que se encontre parcialmente submerso. O drone tem várias funcionalidades, todas elas relacionadas com a água e o mar.

Com bateria de uma hora, uma câmara de 160 graus e duas turbinas que permitem atingir os 10 quilómetros por hora, o Ziphius “pode ser entendido como um brinquedo, não tem uma orientação demasiado profissionalizante”, afirma Edmundo Nobre, que ainda assim considera que o gadget pode ser utilizado em mercados profissionais relacionados com a exploração marítima.

Edmundo Nobre sobre o Ziphius – áudio

Ao JPN, o responsável pelo Ziphius falou sobre o gadget, a possibilidade de desenvolver versões profissionais e o processo de construção caro e demorado.

No que diz respeito ao futuro do drone aquático, Edmundo Nobre adianta que o Ziphius deverá ter capacidade de submergir, até para tornar o equipamento mais interessante. A primeira versão não conta com esta característica, porque havia “pressa em chegar ao mercado”, já que “na tecnologia, as janelas de oportunidade são muito pequenas”, afirma Edmundo Nobre.

Na final do “Insert-a-Coin” do site Engadget, apresentam-se cinco projetos inovadores, que disputam dois prémios, o “Grand Prize”, que dá direito a 20 mil dólares (15.300 euros) e um artigo na Engadget, e ainda o “Reader’s Choice”, decidido através de uma votação online e com um prémio no valor de 5 mil dólares (3.800 dólares). O júri é constituído por personalidades de renome na área da tecnologia: casos de Ryan Block, fundador da gdgt e Jim Newton, fundador da TechShop, entre outros.

O Ziphius conta com a concorrência de quatro gadgets e o objetivo do evento Expand Engadget é selecionar os objetos mais inovadores das redes de crowdfunding. O link para a votação online já se encontra disponível aqui.