François Brunelle, natural do Canadá, é fotógrafo e tem um objetivo: encontrar sósias – pessoas parecidas mas sem qualquer grau de parentesco. Há 10 anos atrás, o fotógrafo de 63 anos começou a recolher fotografias de pessoas muito parecidas e já conta com mais de 100 retratos. Contudo, o seu objetivo é reunir 200 e editar um livro.

O canadiano, que sempre se interessou pelas semelhanças que existem entre pessoas – sem elas próprias terem conhecimento, na maioria das vezes – decidiu percorrer dezenas de países nos vários continentes do mundo com a sua câmara fotográfica, em busca de sósias. Entre os sósias encontrados até agora, estão dois portugueses de Lisboa.

Através do seu site e página de Facebook, François Brunelle disponibiliza um email para onde as pessoas podem enviar fotografias de um sósia seu ou de duas pessoas muito parecidas que conheçam.

O que acontece muitas vezes é que os sósias conhecem-se pela primeira vez em estúdio, para serem fotografados. No entanto, o fotógrafo já encontrou dois casos curiosos: um casal que todos pensam que são irmãos e duas raparigas tão iguais que até fazem anos no mesmo dia.

Quando atingir a meta dos 200 retratos de sósias recolhidos, François vai realizar uma exposição do projeto “I’m not a look-alike”, que em português significa “Eu não sou um sósia”, que deverá percorrer vários países, e editar o respetivo livro.