A noite começou com pouca agitação na sede de campanha do Bloco de Esquerda. O candidato pelo movimento “Porto ao contrário” chegou por volta das 20h, aquando da divulgação das primeiras projeções dos resultados eleitorais na comunicação social.

Os primeiros 3 a 5% dos votos deixaram José Soeiro e seus apoiantes na expectativa de uma possível eleição para o cargo de vereador. Com este resultado, as primeiras reações foram feitas por Jorge Campos, que sublinhou que o BE vai continuar empenhado na cidade do Porto.

Ao longo dos discursos dos adversários de campanha de José Soeiro, os bloquistas manifestaram algumas palavras de descontentamento. Os discursos de Pizarro e de Menezes receberam comentários pesados, enquanto que Rui Moreira gerou exaltação quando terminou o seu discurso com um “Viva o Porto!”.

Após uma ligeira subida das percentagens de voto, para 4 a 6%, a sede do BE esperava, calmamente, a vinda de José Soeiro para discursar. Por volta das 23h, o candidato à CMP fez um comunicado não oficial onde agradeceu o empenho e dedicação de todos os membros da campanha e relembrou algumas das propostas que o BE levou a cabo, nomeadamente o caso do Bairro do Aleixo.

A agitação tomou conta do Contagiarte, sede de campanha do Bloco nestas autárquicas, quando, a partir da meia noite, começaram a ser conhecidos os resultados para as assembleias. O BE conseguiu eleger, no total, cinco deputados para as freguesias de Bonfim, Ramalde, Paranhos, União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos e União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, Nicolau e Vitória. Para a Assembleia Municipal foram eleitos dois deputados, Ana Luísa Amaral e José Castro.

A noite acabou com o discurso muito aplaudido de José Soeiro, que fez um balanço geral das autárquicas no Porto e agradeceu, mais uma vez, a participação dos presentes no “Porto ao contrário”. Soeiro disse aos apoiantes que “é importante que ninguém desanime”. “Sempre soubemos que virar o Porto ao contrário não era uma promessa, mas um desafio”.

Num dia que contou com 47,01% de abstenção, o Bloco conseguiu um resultado de 2,34% a nível nacional, atrás do CDS-PP (5,56%) e de candidatos independentes (6,7%).