A Volkswagen Kombi, conhecida em Portugal como “pão de forma”, é, desde sempre, um ícone do surf europeu. Por isso, a SurfinPortugal, em conjunto com a Vintage Vans, decidiu recuperar seis desses veículos e, consequentemente, adaptar e equipar o seu interior para todos aqueles que querem percorrer a costa portuguesa a apanhar ondas.

Para Manuel Moura, da SurfinPortugal, esta é “a possibilidade de fazer uma viagem num carro que não existe hoje em dia”, já que é um modelo muito difícil de encontrar, principalmente recuperado. O objetivo, portanto, é “pôr à disposição das pessoas um conceito único”. O feedback, para já, tem sido muito positivo.

A remodelação das “pão de forma”

Mas, afinal, o que têm estas carrinhas? Começando pela parte da frente, podemos encontrar um rádio digital a imitar os antigos. Em termos práticos, todos os veículos têm equipamento de cozinha básico para quatro pessoas.

Passando para a parte de trás, o banco é dois em um: para além de servir para arrumação, também se transforma numa cama de casal. E, se essa arrumação não chegar, a parte de cima tem grades para levar desde malas a pranchas. Como a cama de casal só dá para duas pessoas, as carrinhas trazem também uma tenda para que outras duas pessoas possam viajar.

Além da remodelação, a própria assistência pretende destacar-se pela positiva: para que tudo corra bem, a Surfin realizou um protocolo com a Automóvel Club de Portugal (ACP), que garante um apoio técnico 24 horas por dia. Para os que têm um smartphone há ainda uma aplicação com informações adicionais sobre, por exemplo, as praias da costa portuguesa.

Embora, para já, tenha optado por não apostar numa forte divulgação no estrangeiro, a Surfin admite que, no futuro, 70% das reservas possam vir de fora do país. Estas e outras informações estão aqui.