Durante três dias – 12, 13 e 14 de setembro -, a cidade do Porto vai funcionar como um pólo aglutinador das rádios independentes. Será no PINC (Pólo das Indústrias Criativas) que o Fórum de Rádio Independente, organizado pela Engenharia Rádio, ligada à Universidade do Porto (UP), vai decorrer, com vários debates e workshops preparados para os participantes e público interessado.

“O Fórum é organizado tanto para membros de rádios independentes como para qualquer outra pessoa. Os workshops, principalmente os de locução/animação, são o ideal para quem quer começar a trabalhar em rádio ou a envolver-se com estas rádios independentes”, explica ao JPN Miguel Heleno, coordenador geral da Engenharia Rádio.

Portugal bem representado

Para o evento que arranca na sexta-feira foram convidados 17 projetos, que vão desde a Rádio Universidade do Minho à Rádio Universitária do Algarve.

Na verdade, o evento é constituído por três tipos de workshops, divididos pelos dias 13 e 14, sábado e domingo, respetivamente. “Locução/Animação”, por Isidro Lisboa e Paulo Arbiol, “Produção/Sonoplastia”, por Jorge Guimarães, e “Escrita para Rádio”, por Susana Romana, são as ofertas disponíveis. E, neste caso, ofertas, literalmente, visto que a participação é gratuita para qualquer pessoa interessada, necessitando apenas de inscrição.

Mas, à parte das atividades, o principal enfoque do Fórum estará nos vários debates preparados para abordar a realidade atual das rádios independentes. “Essa componente do programa está mais virada para quem já trabalha em rádio e conhece, por dentro, os meios da rádio”, refere Miguel Heleno.

“Universitárias, Comunitárias e Experimentais: o papel da Rádio Independente”, “Online e FM: Legislação Identidade e Público” e “Experiências de Rádio Independente” serão as temáticas lançadas e debatidas por várias personalidades da área, como Álvaro Costa (Antena3), Pedro Leal (Rádio Renascença) ou Fernando Alvim (Antena3).