“Voltar a trazer o público às salas, estimular a nova produção e criar um novo festival internacional de cinema, com particular incidência na área do documentário”. Foram estes os objetivos que estiveram na criação do Porto Post Doc, uma iniciativa cultural que, de 4 a 13 de dezembro, ocupa a cidade com concertos, masterclasses, workshops, encontros e, claro, exibições de filmes.

Os lugares onde tudo isto se vai desenrolar já estão escolhidos: Teatro Municipal Rivoli, Cinema Passos Manuel e Maus Hábitos. A organização promete um festival com um “ambiente dinâmico e integrativo, onde todos, independentemente da sua área ou ligação ao cinema, participam e discutem e se juntam para ver (e fazer) documentários”, lê-se, em comunicado.

Seminário com especialistas

Paralelamente às restantes atividades, decorrerá o fórum “Onde Está o Real?”, “composto por um seminário de um dia e uma seleção de filmes a exibir durante o festival. No dia dedicado ao seminário, serão organizadas três mesas redondas com especialistas de várias áreas científicas e criativas (realizadores, investigadores de cinema, mas também sociólogos, geógrafos, arquitetos e investigadores dos estudos culturais)”.

O sucesso e boa fama que o festival tiver pode ajudá-lo a que, na edição de 2015, “seja também o pólo de produção de documentários focados na região Norte capazes de terem circulação internacional”. Para alcançar esse estatuto, a iniciativa conta com uma secção de competição, em que os filmes selecionados “espelham a diversidade de abordagens do documentário contemporâneo”, com uma “ligação mais direta aos conflitos humanos, quer sejam subliminares e familiares, quer sejam violentos conflitos armados”.

Assuntos como a “toxicodependência, a democracia instável, a construção dos discursos de poder ditatorial, ou simplesmente a sobrevivência mínima de comunidades pobres”, também serão motivo para a organização de um mini-ciclo de documentários, designado de “Persona”.

Em “Cine Fiesta”, a atenção vai para documentários espanhóis recentes, enquanto que em “Cinema Falado” serão exibidos todos os filmes de todas as secções que são falados em português. Aqui, o destaque vai para Manoel de Oliveira, que, a 11 de dezembro, comemora o 106.º ano de vida, e, por isso, vai ser homenageado pelo Porto Post Doc com a exibição de três obras suas: “Douro, Faina Fluvial”, “O Pintor e a Cidade”, “Painéis de São Vicente de Fora – Visão Poética” e “O Velho do Restelo”. Toda a programação do festival poderá ser consultada aqui, brevemente.