O Porto/Post/Doc é um projeto criado em março deste ano, por um grupo de indivíduos com áreas profissionalmente distintas e um gosto comum pelo cinema. Surge como uma resposta ao afastamento das pessoas – e da própria cidade – da arte de produção cinematográfica.

Trata-se de um festival de cinema que procura reconectar os habitantes da cidade com esta arte, divulgar a produção de cinema e os artistas por trás desta. Ao longo de nove dias, o público terá acesso a várias atividades divididas entre três espaços da cidade: Teatro Municipal Rivoli, Cinema Passos Manuel e Maus Hábitos.

Mais do que um simples festival de exibição de filmes, o Porto/Post/Doc oferece no seu programa workshops, masterclasses e encontros para permitir que todos os envolvidos deixem a sua marca no evento e possam integrar-se e desfrutar de nove dias que se adivinham de muita festa, diversão e gravações.

Porquê o cinema documental?

De acordo com os criadores do festival, a escolha do documentário como o género de cinema em destaque prende-se com a ligação da cidade do Porto com este género e com importância de abordar a realidade, “o cinema do real”. A aposta no documentário deve-se ainda ao estado atual deste género de cinema e à sua mistura com o género de ficção.

Com o cinema documental como pano de fundo, estão presentes condições para promover o debate sobre vários temas reais e do quotidiano. A competição nesta área, com filmes provenientes de vários pontos do país, irá premiar o melhor documentário. Estes filmes apresentam-se também como um modo de analisar e debater o estado do documentário e a sua contaminação pelo género de ficção.

Destacam-se, para além da competição, os documentários da secção Persona, mais dedicados a problemas sociais. Ainda o Fórum “Onde está o Real?”, composto por um seminário de um dia, que exibirá filmes ao longo do festival e que procura debater o “real” no cinema e nas manifestações sociais, tendo direito a um painel convidado para o debate. Depois, a Esporão Transmission, um espaço dedicado à música e à sua relação com as imagens em movimento, constituído por concertos e documentários dedicados à música. Programa completo aqui.