Depois de Sobrinho Simões, Rui Rio. Em 2015, o Clube dos Pensadores (CdP) começou com Ciência e prossegue com a Política, com o ex-presidente da Câmara do Porto como convidado.

Perfil

Rui Rio é economista, foi presidente de Câmara do Porto e, “no plano partidário”, como destaca Joaquim Jorge, “é considerado um putativo candidato a líder do PSD”. Assim como “no plano nacional” é também tido como um “putativo candidato a primeiro-ministro ou eventualmente a Presidente da República”. “A sua prestação na CMP e na vida pública demonstra um perfil do gosto de muita gente: austero, poupado e equilibrado”. 

Numa altura em que “há um grande divórcio entre os políticos e os portugueses” e Rui Rio tem “sido crítico, algumas vezes em relação à política seguida pelo governo de Pedro Passos Coelho, apontando caminhos diferentes dos seguidos na política actual”, ressalva Joaquim Jorge, responsável pelo Clube, o debate vai centrar-se na necessidade de uma reforma da Política.

“É preciso Reformar a Política?” é então o mote para a conversa, marcada para dia 9 de fevereiro, segunda-feira, pelas 21h30. A entrada é, mais uma vez, livre e o local é o mesmo de sempre: o Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia.