Até 2 de março, o projeto LOCOMOTIVA, que quer dinamizar, com várias atividades, o largo da Rua da Madeira, perto da Estação de São Bento, no Porto, aceita propostas de programadores culturais que estejam interessados em aceitar o desafio. Desafio esse que tem nome próprio: ESPIGAR.

É com o o objetivo de libertar aquela zona da sua atual função, a de estacionamento, que o ESPIGAR lança a convocatória em questão. Desta forma, está prevista a aceitação de quatro propostas de programação semanal, “congregadoras de eventos culturais originais, que negociem modos de vivenciar este espaço, a partir da interpretação dos fluxos que o habitam, o invadem ou dele se desviem”, informa a Porto Lazer, envolvida na promoção desta iniciativa.

Criativos, associações e entidades culturais que estejam dispostos a assumir a curadoria do largo entre dois a sete dias de uma semana estão, assim, mais próximos de preencher os requisitos exigidos pelo júri – “constituído por artistas e agentes sociais com trabalho já realizado neste lugar” – que vai avaliar e selecionar as propostas.

Àqueles que forem escolhidos está garantido um financiamento de sete mil euros para colocarem as suas ideias em prática. O regulamento do concurso pode ser consultado aqui e a ficha de inscrição está disponível aqui.