Tai Chi

Com aproximadamente 400 anos de existência, o Tai Chi é uma arte milenar chinesa baseada na mente, corpo e espírito. Criada pela família Chen, a prática tem duas vertentes: o lado terapêutico e o lado marcial. Sérgio Terramoto, mestre de Tai Chi, afirma que a essência leva à ascensão do ser humano e à evolução espiritual.

Os movimentos característicos da prática são curvos e em espiral. Tanto há gestos lentos como explosivos. A prática do Tai Chi traz vários benefícios para as pessoas e qualquer um pode praticar, mas é preciso respeitar o corpo. Sérgio Terramoto diz que houve um crescimento na procura, porque “o ser humano está a precisar de espiritualidade (…), já que o equilíbrio entre o lado material e o lado espiritual é sabedoria”. O segredo do Tai Chi passa por o praticante aprender a encontrar-se consigo e, a partir daí, tudo mudar para melhor.

Reiki

“O Reiki é, no fundo, o aproveitamento de tudo que está à nossa volta, dos átomos e partículas, em conjunto com a nossa própria energia, ou seja, com o nosso conjunto de átomos e moléculas, para potenciar o equilibrio e bem-estar,” explica ao JPN Sónia Gomes, instrutora desta modalidade.

Existem inúmeras técnicas utilizadas na prática do Reiki, sendo a mais conhecida a imposição das mãos. A colocação das mãos no paciente, em zonas específicas, ajuda a que, caso hajam quaisquer bloqueios ou alguma estagnação do fluxo de chi, “o calor da imposição das mãos dissolva esses bloqueios”.

Os benefícios do Reiki são vastos e estendem-se para além do relaxamento e serenidade. Aliado ao campo mental, o Reiki afirma-se também como uma terapia complementar, que ajuda na desintoxicação dos efeitos secundários da quimioterapia ou até na cicatrização de um evento de pós-operatório.

A “sede de uma vida espiritual” que fuja a uma sociedade desgastantemente pautada pelo consumismo é, na perspetiva de Sónia, uma das motivações que atrai as pessoas ao Reiki, uma prática cada vez mais procurada por quem busca o equilíbrio e bem-estar.

Onde praticar?

Existem vários locais na zona do Porto onde é possível praticar o Tai Chi, o Reiki, o Yoga e o Mindfulness. Alguns exemplos incluem Ser Integral, Spaso Zen, Áshrama, Tai Chi Center.

Yoga

Ajudar o ser humano a atingir o desenvolvimento de forma harmoniosa, “mantendo-o saudável e feliz”, assume-se como o principal objetivo do Yoga.

Catarina Martins, mestre de Yoga, considera que o benefício da modalidade vem do ato de parar e relaxar, para trabalhar o plano “físico, energético, emocional e mental” do ser humano.

O Yoga é procurado por todos os tipos de pessoas, e este crescimento da procura da modalidade é sentido de forma significativa. A mentalidade e opinião das pessoas vai mudando e os resultados da prática de Yoga são notáveis através de testemunhos de diferentes praticantes que viram no Yoga a solução para conseguir um estilo de vida melhor.

Mindfulness

Mindfulness tem como objetivo “o desenvolver da nossa capacidade de estarmos no momento presente sem julgamento e sem crítica”, afirma Carla Martins, instrutora desta prática. Cada exercício realizado nos cursos é dirigido a uma competência, como a atenção, a consciência (das emoções, dos pensamentos, dos sons), a respiração e as sensações do corpo.

Desde as crianças até aos mais idosos, toda a gente pode praticar. A redução do stress e dos sintomas de ansiedade são alguns  benefícios trazidos às pessoas do Mindfulness. A modalidade não é só meditação mas é uma forma de bem-estar.