A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP) promove, no decorrer desta semana, rastreios cardiovasculares gratuitos, em três locais distintos da cidade: nesta terça-feira, em frente ao Hospital de São João, quarta e quinta-feira na Praça dos Leões e, sexta-feira, no Bairro do Carriçal.

Diogo Costa, vogal do departamento de ação comunitária da AEFMUP, refere ao JPN que os rastreios servem para “alertar a população no âmbito da tensão arterial e diabetes”, não havendo diagnósticos, mas apenas um “controlo dos valores” das respetivas matérias.

A população idosa é, geralmente, a mais afetada por este tipo de doenças, mas Diogo Costa atenta que os jovens são também alvo de preocupação: “Há muitos jovens que desconhecem ter, por exemplo, a comum diabetes tipo 2”, acrescentando, por isso, que os rastreios estão abertos a todas as idades. A iniciativa é também sinónimo de treino formativo para os estudantes de Medicina, que têm aqui uma oportunidade para “lidar com a população”.

Questionado em relação ao apoio da Universidade do Porto (UP) neste tipo de ações, Diogo Costa afirma que “a Universidade tem mais contacto com a Faculdade e com o Hospital”, mas que, neste caso, ajudou a AEFMUP “ao possibilitar a realização dos rastreios na Praça, em frente à reitoria”.

Entre esta terça e quinta-feita, os rastreios decorrem das 10h às 13h e das 14h às 16h. Na sexta, no Bairro do Carriçal, arrancam às 13h30 e terminam às 17h30.