A ideia partiu do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto – CIBIO-InBIO Laboratório Associado. A apresentação do livro “Uma Janela para a Eternidade” é no dia 28 de março na Fundação Cupertino de Miranda pelas 17h.

O CIBIO falou com o JPN e explicou que o livro é um testemunho sobre a recuperação ambiental de um dos locais mais ricos do mundo em diversidade biológica – o Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique: “Um dos nossos objetivos é divulgar trabalhos como este que promovem e alertam para a importância da biodiversidade na natureza”. “Uma Janela para a Eternidade” conta com fotografias de Piotr Naskrecki, prefácio de Mia Couto e contém o documentário “O Guia”, de Jessica Yu que será apresentado durante o Encontro Anual do Grupo de Amigos da Gorongosa (GAG).

O CIBIO adiantou ainda que estão programadas uma série de atividades durante o evento de apresentação do livro, como “projeções vídeo e fotos em que as pessoas poderão verificar por si mesmas a imensa biodiversidade e grande beleza do Parque Nacional”. Como atividade complementar, o GAG realizará um almoço-convívio em que os participantes poderão ouvir histórias e interagir com pessoas que convivem com o autor há muitos anos na Gorongosa.

JanelaEternidade_capaport

O livro retrata a beleza extraordinária do Parque Nacional da Gorongosa.

Professor emérito da Universidade de Harvard, Edward O. Wilson é um dos mais notáveis e multi-premiados cientistas do mundo. Natural dos Estados Unidos, é reconhecido como proeminente Biólogo, Entomologista e Naturalista. O autor é também conhecido pelo seu trabalho nas áreas da Ecologia, nas Ciências e na Literatura.

Já foi premiado por exemplo com: o U.S.National Medal of Science, o Prémio Crafoord, o International Prize for Biology of Japan a Medalha de Ouro do Worldwide Fund for Nature entre muitos outros.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição até esta quarta-feira, 25 de março.