O Dia Nacional dos Centros Históricos, que acontece no próximo dia 28 de março, vai ser celebrado na cidade do Porto em pompa e circunstância. No centro da Invicta vão ocorrer mais de 60 atividades para celebrar este marco. As atividades podem ir desde visitas guiadas a monumentos a passeios de barco no rio Douro, passando por feiras, exposições e workshops. Os programas vão realizar-se entre as 9 e as 24 horas e muitas são gratuitas.

Maria Isabel Osório, técnica superior de Arqueologia da Divisão Municipal de Museus e Património Cultural da Câmara Municipal do Porto (CMP) , afirma que o facto de a cidade do Porto ser considerado um centro histórico na lista do Património Mundial da UNESCO é algo que deixa a instituição e os portuenses orgulhosos. Logo, tal “merece ser festejado”, visto tratar-se de um “reconhecimento dado pela mais importante e prestigiada instituição internacional de defesa e promoção dos valores culturais da humanidade”.

Surge assim o programa no Dia Nacional dos Centros Históricos, que “reunia melhores condições para a organização deste tipo de evento, por ser um dia de celebração especial dos centros históricos, e por coincidir com o início da Primavera”. Este ano, dia 28 acaba por coincidir com um sábado mas a Câmara demonstra sempre a preocupação de celebrar o dia no sábado mais próximo da data.

O papel da Câmara do Porto

Foi no ano de 2008 que a cidade do Porto aderiu à iniciativa de celebrar este marco nacional. Estes eventos são promovidos pela Associação Nacional de Municipios com centros históricos. Foi o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto que teve a iniciativa e concebeu o evento. Atualmente convida os parceiros (Porto Lazer e Porto Tours), coordenada a programação e divulga a mesma. “São, por isso, diferentes serviços municipais e as empresas em que a Câmara está representada, que formam a estrutura que organiza todo o evento”.

A técnica afirma que a cidade do Porto “teve a sorte de conservar uma parcela significativa da sua cidade antiga, um tecido arquitetónico e urbanístico de invulgar dimensão e densidade”, o que se torna muito interessante na celebração deste dia. Na opinião da mesma, a Invicta tem muito a oferecer como centro histórico, devido à autenticidades das suas “ruas e arquiteturas”, à sua “moldura paisagística”, às suas diferentes “perspetivas e recortes urbanos” e ao seu “ambiente único, um pouco desarrumado” das ruas e diferentes fachadas. Considera que, ao longo de séculos, tal fez com que a cidade se transformasse num “espaço único no mundo”, onde os habitantes desempenham uma função essencial.

Atividades para todos os “bolsos”

O evento no Porto vai ser comemorado com atividades gratuitas e pagas. Entre as atividades gratuitas, o portuense vai puder encontrar animação de rua na forma de teatro, nomeadamente a peça “O Artista está presente”, interpretada pelo moving activity nas ruas que vão desde a Sé do Porto aos Clérigos. As atividades de dança e música também vão ter um cariz gratuito, com a interpretação do Duo Parapente 700 nas ruas do Porto e da Escola de Lição de Tango na Praça da Ribeira.

Para quem gosta de debates, irá realizar-se um sobre a Taça Ming, organizado pela Divisão Municipal de Museus e Património Cultural da Câmara do Porto, na Casa-Museu Guerra Junqueiro. Entre os convidados estão João Amorim e Ana Clara Silva. Se preferir uma exposição, a Escola Superior Artística do Porto (ESAP) vai realizar uma exposição de entrada gratuita no Palácio Belmonte. Os Mercados Urbanos também irão funcionar todos nesse dia, incluindo o Mercadinho dos Clérigos, o Mercado Cedofeita Viva e o Urban Market – este último tratando-se de um evento para empreendedores, criativos, marcas, designers, arquitetos, comércio tradicional e artesões.

No mesmo dia, irá acontecer de igual modo um workshop gratuito na Praça da Ribeira em que o azulejo é a estrela. Este é organizado pela Divisão Municipal de Museus e Património Cultural. Para terminar, no âmbito das atividades gratuitas existirão ainda duas visitas livres, isto é, visitas não pagas, à Torre dos Clérigos e à Farmácia Hospitalar.

As atividades pagas concentram-se em passeios e visitas guiadas, como uma tour de carro clássico junto à Torre Medieval e o já conhecido Cruzeiro das Pontes. Vão existir de igual modo diferentes peças de teatro, nomeadamente no Teatro Carlos Alberto e no Teatro Nacional S.João. Maria Isabel Osório confirma que seria um desejo da câmara que todas as atividades pudessem ser gratuitas, contudo, compreendem que “nem todas as entidades o podem fazer”. Todas estas atividades podem ser consultadas aqui.