De 26 de março a 26 de abril, cerca de 100 editoras e 100 mil livros vão invadir o Mercado Bom Sucesso, no Porto, na “Primavera de Livros”. Esta feira do livro primaveril, organizada em parceria com a Calendário de Letras, vai contar com várias iniciativas culturais, como a presença de escritores reconhecidos, atividades infantis e workshops.

“O Mercado Bom Sucesso acolhe com grande entusiasmo este tipo de iniciativas, com vista a criar valor na oferta cultural do mercado e, também, contribuir para o crescimento de eventos literários na cidade do Porto”, afirma, em comunicado, Ana Gomes, gestora do Mercado Bom Sucesso.

Entre as editoras presentes destacam-se nomes como a Porto Editora, Assírio & Alvim, Asa, Civilização, Caminho, Bertrand, Oficina do Livro, Leya, D.Quixote, entre outros.

Encontros com autores sem esqucer os “pequenos”

Durante os fins-de-semana desta feira haverá uma programação especial dedicada à cultura, em que se contará com apresentações de livros e encontros com autores, entre eles Mário Cláudio, Joel Cleto, Sérgio Jacques, Ana Saldanha, Paulo Pinto, Sofia Lisboa e Conceição Melo.

Os mais pequenos também não foram esquecidos e, por isso, vão decorrer oficinas educativas e a “Hora do Conto”, atividades apoiadas pelo Museu Nacional da Imprensa. No último fim de semana de abril decorrerá um workshop de escrita criativa para adultos, dividido em duas partes, da responsabilidade da autora, Patrícia Cardoso.

Francisco Curralo, da Calendário de Letras, assegura que esta iniciativa é uma das maiores mostras da cidade. Exaltando o evento cultural e a Invicta, “trata-se de uma oportunidade de divulgar a cultura e literatura, num espaço urbano e de excelência que é o Mercado Bom Sucesso”, avança, em comunicado, o responsável.

Dia Mundial do Livro em destaque

O Dia Mundial do Livro, que se comemora a 23 de abril, também não vai passar despercebido. De forma a partilhar a tradição catalã “Um livro, uma flor”, em memória a São Jorge, todos os visitantes que adquirirem um livro terão direito à oferta de uma flor.

Esta feira do livro, também apoiada pela Metro do Porto, irá ocupar o primeiro piso e uma parte significativa do piso inferior deste mercado portuense, com uma mistura de leitura, aromas e sabores.

No próximo sábado, 28 de março, já se poderá assistir à Sessão de Poesia da Mosaico de Palavras e autores acompanhados pelo Grupo de Violas e Cavaquinhos da Universidade Sénior de Rotary de Matosinhos.