No próximo dia 30 de março, o Clube dos Pensadores recebe António Costa, atual líder do Partido Socialista (PS), no seu 90º debate. Este é o segundo debate do mês de março, sendo este realizado excecionalmente para receber pela primeira vez António Costa. O debate irá ocorrer pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia.  Além do convidado de honra, o evento contará ainda com a presença de Joaquim Jorge, fundador do clube e moderador; e Orlando Gaspar, socialista histórico.

O fundador do Clube dos Pensadores já teria tentado por diversas vezes conseguir a presença do secretário-geral do PS num debate, sendo agora finalmente bem-sucedido. Tal persistência deve-se, segundo Joaquim Jorge, ao desejo, e também interesse público e cívico, de ouvir o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) num debate da sociedade civil e não num fórum local organizado e controlado pelo seu partido político. Resumidamente, trata-se de uma oportunidade de ouvir o que António Costa tem para dizer num registo diferente.

Oportunidade para explicar as medidas propostas

Este fórum de discussão é uma oportunidade de explicar algumas das suas ideias, dissipar dúvidas existentes e esclarecer as suas propostas para o Governo caso chegue a Primeiro-Ministro nas eleições legislativas de Setembro. Segundo o Clube, é essencial ouvir António Costa num outro registo também para o mesmo conquistar a confiança dos cidadãos.

O Clube dos Pensadores espera ainda que o líder do PS aborde algumas das medidas governamentais que tem proposta ao longo da sua campanha. Entre estas medidas encontra-se a reposição total dos salários da função pública, a revisão do mapa judiciário, a valorização do interior e ainda a reposição do IVA da restauração nos 13%. É essencial para os eleitores portugueses descobrirem se estas medidas são, de facto, concretizáveis e este debate é uma oportunidade para António Costa se explicar.

O dever cívico do Clube dos Pensadores

O Clube dos Pensadores surgiu no ano de 2006 no Norte, mais especificamente na zona Porto – Gaia, pela mão de Joaquim Jorge, biólogo e fundador do Clube. O principal objetivo do grupo é combater a monopolização da intervenção pública pelos partidos políticos, o que se traduz na dificuldade latente ao cidadão comum de participar e intervir ativamente.

O Clube surge então com uma componente popular, destinando-se a fazer ouvir as pessoas independentemente do seu cargo ou instituição. É considerado ainda um pioneiro em relação à participação cívica e já recebeu personalidades da sociedade portuguesa como Vítor Baía, Miguel Cadilhe e Sobrinho Simões.