Entre os dias 20 e 22 de novembro, a cidade do Porto recebe um evento internacional, organizado pela Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens (APPEJ), integrante da plataforma internacional European Youth Parliament.

O principal objetivo passa por debater e apresentar possíveis soluções para temas recorrentes do panorama europeu, tendo em vista a promoção da cidadania ativa e princípios como o espírito crítico e o respeito e entendimento da diversidade cultural. Este debate contará com estudantes universitários de 12 países diferentes, incluindo Grécia e Alemanha.

Os temas propostos para discussão vão desde a imigração às reformas constitucionais, passando também por temas da economia europeia, como o sistema bancário europeu e a competitividade na zona Euro. A cerimónia de abertura conta com as presenças de Guilhermina Rego, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, e de Bent Bakken, primeiro secretário da Real Embaixada da Noruega.

A Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens é uma organização sem fins lucrativos, com base na tolerância religiosa e filosófica e apartidária. Já a plataforma European Youth Parliament possibilita a participação de jovens, entre os 16 e os 25 anos, provenientes de mais de 42 países europeus, em debates culturais.