A iniciativa é do Centro Hospitalar São João e inclui, para além da exibição de filmes, uma conversa após os mesmos, que abra espaço à reflexão e à aprendizagem por parte dos espectadores. “50/50”, “Aproveita a Vida”, “E Agora? Lembra-me”, “O Meu Nome É Alice” e “Temporário 12” foram as obras escolhidas e todas elas têm algo em comum: mostram como lidar com uma doença, enquanto doente, familiar ou amigo do doente, ou enquanto profissional de saúde.

A primeira sessão do Ciclo de Cinema Saúde e Doença decorre na Casa das Artes, no Porto, no dia 21 de abril, terça-feira, às 21h30, com a exibição de “50/50”. O filme retrata o percurso de um jovem de 27 anos portador de um cancro raro que, apesar dos esforços do seu melhor amigo, é numa psicóloga que encontra o maior apoio.

Susana Almeida, médica psiquiatra do Instituto Português de Oncologia no Porto, e António Roma Torres, médico psiquiatra e crítico de cinema, estarão à conversa com os espectadores após a exibição da obra.

No dia 28 de abril, os convidados à discussão do filme serão Guilherme Gama, médico do Centro Hospitalar São João, e Roma Torres. É a vez de “Aproveita a Vida”, um filme que conta a história de um homem chateado com o mundo, ao qual é diagnosticado um aneurisma. O protagonista não quer aceitar a doença, mas depressa assenta os pés na terra e apercebe-se que tem desperdiçado toda a sua vida.

E Agora? Lembra-me” vai ser exibido no dia 5 de maio e Miguel Bragança, médico psiquiatra, e Roma Torres, são os convidados à conversa. O filme é um retrato cru da progressão da doença do próprio realizador, que é portador do vírus VIH e de hepatite C. Ainda em maio, no dia 12, estará em exibição “O Meu Nome É Alice”, que conta a história de uma mulher de 50 anos que é diagnosticada com Alzheimer. Isabel Costa, médica psiquiatra, e Roma Torres serão os intervenientes a abrir o espaço de reflexão após o filme.

A 7.ª edição do Ciclo de Cinema Saúde e Doença despede-se no dia 19 de maio com Temporário 12, um filme que retrata o percurso de alguns jovens, rotulados pela sociedade de problemáticos, e dos seus supervisores num lar de acolhimento. No final da sessão, Ana Moutinho, técnica de Serviço Social, e, de novo, Roma Torres, estarão à conversa com os espectadores.

As obras incluídas no ciclo de cinema serão exibidas na Sala Henrique Alves Costa, da Casa das Artes, às 21h30. A entrada tem o custo de quatro euros e a bilheteira abre 30 minutos antes de cada sessão.