Como é viajar de comboio em Portugal? Dificilmente há quem o saiba melhor que os maquinistas, que têm uma visão privilegiada das linhas que desfilam à sua frente. Dentro de alguns meses, será possível aos internautas viajar por dentro dessa perspetiva: a Google, em parceria com a CP, iniciou há poucos dias a recolha de imagens a 360 graus de várias linhas ferroviárias do país.

Através das aplicações Google Maps e Google Earth, qualquer pessoa poderá ter acesso a imagens não só das linhas, mas de toda a área envolvente. O percurso das filmagens traduz-se em mais de 700 quilómetros, entre as linhas do Douro, Cascais, Norte e Oeste. A captação das imagens – a decorrer durante 13 dias – arrancou no passado dia 23 na linha do Douro, entre o Porto e o Pocinho.

A “perspetiva do maquinista”

Através das aplicações ‘Google Maps’ e ‘Google Earth’, os internautas poderão ter a perspetiva do que sente o maquinista do comboio ao percorrer a linha ferroviária, ao fazer as curvas e contracurvas, ao passar nos túneis, ou parar nas estações.

Depois dos caminhos-de-ferro transalpinos da Suíça, a linha do Douro será a primeira a ser filmada utilizando o conceito de Street View da Google. Em comunicado à agência Lusa, a diretora de marketing da CP sublinha o potencial turístico do projeto: “A iniciativa será uma mais-valia para o turismo de Portugal e para a promoção dos caminhos-de-ferro”, considera Filipa Ribeiro, acrescentando que este projeto dá a conhecer a potenciais turistas as “viagens maravilhosas” que se podem fazer em território lusitano.

Linha do Douro foi a primeira percorrida

Dada a complexidade operacional, a realização do projeto exigiu a cooperação entre algumas empresas do setor ferroviário, como a Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) e a Rede Ferroviária Nacional (REFER). Para a captação das imagens, a Google disponibilizou um equipamento com câmaras de alta resolução que é colocado num vagão, impelido por uma locomotiva da CP, percorrendo a linha de ponta a ponta. No sentido de preservar a qualidade das imagens, o percurso será feito à velocidade de 30 quilómetros por hora.

A linha do Douro – entre o Porto e o Pocinho – foi a primeira das quatro linhas a ser percorrida. A linha de Cascais também está na lista, tendo em conta o potencial turístico e enquadramento paisagístico. O projeto incluiu, ainda, a linha do Norte e a linha do Oeste (entre Lisboa e Figueira da Foz e Coimbra).

No total das quatro linhas, serão mais de 700 quilómetros percorridos à velocidade de 30 quilómetros por hora – alteração que a REFER tem em conta no preço da viagem, a custo zero. Após as filmagens, será necessário esperar ainda entre dois e três meses para que estas estejam disponíveis online, uma vez que é necessário editá-las, eliminar rostos e matrículas de automóveis.