António Jorge Gonçalves é o artista responsável pelas ilustrações de pessoas que, por acaso, se sentaram à sua frente numa carruagem de metro.

“Tudo começou como um jogo quando estava a viver em Londres”, explica António Jorge Gonçalves. Como nunca escolhia a pessoa que ia desenhar “o acaso encarregava-se de escolher”. Com este método, o artista admite que teve de “observar demoradamente pessoas para quem noutras circunstâncias nunca teria olhado”.

Subway Life já esteve fora de Portugal

Subway Life chega agora ao Porto inserida no projecto Locomotiva mas já esteve exposta “na Austrália e no Reino Unido, estando em negociação a ida a São Paulo”, adiantou António Jorge Gonçalves. Desta forma, em cada local em que a exposição se encontra passa a ser possível, ainda que de forma temporária, viajar pelas diversas culturas representadas pela visão do artista.

Apesar de ter começado este projeto em Londres – onde residiu durante três anos –, ao regressar a Lisboa, decidiu praticar este jogo noutras cidades. “Fiquei viciado neste jogo. E quis estendê-lo aos 5 continentes, em cidades onde nunca tivesse estado. Passar pela experiência de ter de desenhar frente a frente desconhecidos de quem não entendia a língua.” Para além disso, o facto de “nunca saber se teria tempo para acabar o desenho, porque os modelos podiam sair na próxima paragem” foi outro fator importante destacado pelo artista. No resultado final, Subway Life inclui desenhos de pessoas que encontrou em Lisboa, Londres, Berlim, Estocolmo, Nova Iorque, São Paulo, Tóquio, Atenas, Moscovo e Cairo.

E o que podem esperar as pessoas que visitarem a exposição? António Jorge Gonçalves espera que com os seus trabalhos as pessoas notem “que as diferenças entre as pessoas de vários sítios do mundo não são tão óbvias como poderíamos imaginar: Tanto identificamos pessoas distintas que só poderiam pertencer a uma cidade, como poderíamos imaginar alguns dos desenhados em qualquer uma das dez cidades”.

[soundslides width=”520″ height=”480″ id=”279698″]