Foi apresentado nesta quinta-feira e daqui a pouco mais de duas semanas espalhar-se-á pela cidade, mas, sobretudo, pela Casa das Artes. “Um Porto de Contos” é um encontro internacional de narração oral que prepara-se para reunir, no Porto, contadores de histórias, escritores, ilustradores e artistas de todo o mundo.

Com periodicidade bianual, o evento de 2015 realiza-se entre 24 e 26 de julho e tem como tema “África-Berço da Humanidade”. Neste contexto, os convidados provêm de variados destinos, sendo um dos principais Angola, através da presença do escritor Luandino Vieira.

Além deste, estarão presentes, entre muitos outros, os escritores portugueses Miguel Miranda, Milu Loureiro, José Viale Moutinho e, ainda, Cebaldo de León Smith, do Panamá. O mestre de cerimónias do festival será Fernando Alvim, que terá a ajuda de Carmen Guedes Ferreira como moderadora de algumas conversas de um evento que terá ainda as presenças do historiador Joel Cleto, do jornalista Júlio Magalhães, dos músicos Sandra Oakh e Ramiro Marques, da ilustradora Sónia Borges e da bailarina Joana Peres.

“Uma organização profissional, concertos, feira do livro, workshops, artistas, escritores, académicos, turistas e lotações esgotadas, são o selo de qualidade que importa incutir para a edição de 2015 que vai contar com a participação de narradores muito respeitados a nível internacional e nacional, provenientes do Brasil, Espanha, Cuba, Burkina Faso, República dos Camarões, Marrocos, Perú e Uruguai e Portugal”, completa Clara Haddad, a diretora do festival.

Um dos principais pontos de interesse da programação, além das atividades na Casa das Artes, será a realização de percursos pedonais pela cidade, em que vão ser contadas histórias e lendas do Porto. A par desta iniciativa, também haverá concertos, tertúlias, workshops de leitura, conto literário e popular. A gastronomia, como não poderia deixar de ser, vai espalhar-se, de igual forma, pela Casa das Artes.