Uma licenciatura em Criatividade e Inovação Empresarial é a nova aposta do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP).

Com uma forte aposta na internacionalização e na diferenciação de profissionais em áreas como gestão de projeto, coaching, marketing e consultadoria, é a primeira licenciatura conjunta (vulgo, “joint programme”) realizada a nível nacional, entre uma instituição de ensino portuguesa (ISCAP) e mais duas instituições de ensino europeias de referência, a Vilnius College (Lituânia) e a Estonian Entrepreneurship University of Applied Sciences (Estónia).

“Mesmo no espaço europeu de ensino superior não existem escolas a oferecer uma licenciatura conjunta com este perfil gerador de novas ideias de produtos, serviços e modelos de negócio que viabilizem a criação da própria empresa. Prevê-se pois que este curso tenha grande procura internacional e nacional”, refere José Freitas Santos, o diretor do curso.

No âmbito deste “joint programme”, os alunos terão de fazer dois estágios profissionais na Lituânia, Estónia ou Portugal e um projeto profissional de final de curso em empresas destes países. Os alunos terão ainda de frequentar pelo menos dois semestres nas Universidades dos parceiros estrangeiros. Através deste intercâmbio internacional, o ISCAP vai receber, este ano letivo, 18 alunos lituanos e estónios.

O diploma de conclusão da licenciatura será emitido em conjunto pelas três instituições de ensino superior, uma vantagem competitiva relativamente aos estudantes do ensino politécnico ou universitário em Portugal.

A Licenciatura em Criatividade e Inovação Empresarial foi aprovada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 2014/15. Em época de candidaturas à primeira fase de acesso ao ensino superior, o curso ministrado em conjunto pelo ISCAP, Vilnius College, na Lituânia, e Estonian Entrepreneurship University of Applied Sciences, da Estónia, abre este ano letivo com 30 vagas.