O forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, prepara-se para receber, entre os dias 12 e 15 de agosto, a décima edição do Neopop, o mais importante festival de música eletrónica em Portugal. Para soprar as velas, a organização montou um “line-up” entre o house e o techno, do qual se destacam nomes como Sven Väth, Robert Hood, Chris Liebing, Dixon ou The Martinez Brothers.

Em comparação com o ano passado — que contou com as presenças de Nina Kraviz e de históricos como Jeff Mills, Laurent Garnier, Richie Hawtin ou Carl Cox —, a edição 2015 não tem nenhum nome tão aglutinador, mas não lhe faltam pontos de interesse.

Quando, em meados dos anos 80, Sven Väth lançou o seu primeiro single, é provável que a maior parte das pessoas com bilhete comprado para o Neopop do próximo mês de agosto não fosse ainda nascida. É essa veterania que confere ao DJ e produtor cinquentão o estatuto de lenda da música eletrónica. O alemão, fundador das “labels” Harthouse e Eye Q, atua a 13 de agosto, no Palco Neopop.

No outro extremo, encontramos os Martinez Brothers. Ativos apenas desde 2007, a dupla do Bronx liderou, em 2014, a lista dos melhores 20 DJs do mundo publicada pela revista da especialidade Mixmag — uma lista em que Sven Väth aparecia em sétimo. Os irmãos Steven e Chris Martinez sobem a palco no dia 15, também no Palco Neopop.

Num festival cujo cartaz é dominado por homens, Dasha Rush é uma espécie de raridade. A russa, que irá aparecer, a 15, em formato “live” no palco Antipop, leva o hipnagógico “Sleepstep”, o seu mais recente registo discográfico, ao coração do Minho.

Em português, além da presença de Frank Maurel (dia 15, Palco Neopop), o destaque vai para a matiné da editora lisboeta Bloop Recordings com Cruz, Kaesar, Magazino, Serginho e Tiago Marques. Acontece a 13 de agosto, a partir das três da tarde.

Marco Carola (Palco Neopop, dia 12), Robert Hood (Neopop, 13), Paco Osuna e Chris Liebing (Neopop, 14), Dixon e Loco Dice (Neopop, 15) são outros dos nomes fortes da edição comemorativa da primeira década do festival (batizado de Antipop numa primeira encarnação).

Ainda há bilhetes para o Neopop 2015 e o passe para os quatro dias custa 80 euros. A organização disponibiliza também o “Neopop Plus Pass”, um pacote especial que junta passe geral, acesso à área VIP e a WC privado, t-shirt do festival e outras vantagens por 150 euros.

A noite promete, pela décima vez, prolongar-se dia adentro.