Mostrar o melhor do jazz portuense, nacional e internacional. Este é o mote do Festival Porta-Jazz que volta à cidade do Porto para a sua 6.ª edição, este ano a realizar-se no Teatro Municipal do Porto, no Rivoli. O encontro anual da comunidade de músicos do Jazz do Porto, com os restantes artistas portugueses e estrangeiros acontece já nos próximos dias 7 e 8 de dezembro e promete animação, boas vibrações e um ambiente “fervilhante e enérgico” aos interessados.

O espaço escolhido para albergar este evento de música será o Rivoli, no centro do Porto, espaço que recebeu, durante 15 anos, o Festival de Jazz do Porto, interrompido em 2005. Assim, este inconfundível género musical volta a preencher os espaços deste tão familiar lugar de cultura, com os icónicos sons do saxofone, trompete e contrabaixo a contagiarem o ambiente.

A trompetista Susana Santos Silva, o cantor Kiko Pereira, os saxofonistas João Guimarães e José Pedro Coelho ou o baterista Marcos Cavaleiro são alguns dos portugueses que vão marcar presença nos dois dias do jazz. De fora, o destaque vai para o baixista irlandês Simon Jermyn e para o pianista suíço Sebastien Ammann, ambos residentes nos Estados Univos, ou ainda para o baixista dinamarquês Anders Christensen e o baterista galego Iago Fernandez.

Bilhetes

Ficou curioso? Se quiser ver e ouvir o melhor do jazz, saiba que o preço dos bilhetes é de cinco euros por cada parte do dia, isto é, tarde e noite. Os portadores do Cartão Amigo do Teatro Municipal do Porto pagam apenas três euros por cada bloco do dia e, os sócios da Associação Porta-Jazz, terão apenas de pagar 2,5 euros.

A música começa por invadir o Auditório Isabel Alves Costa, no dia 7 de dezembro, ao final da tarde. Rui Teixeira & Orquestra Fina assinalam a estreia do festival às 18h, para de seguida dar lugar a Eduardo Cardinho 5teto às 19h. Já à noite, será o Espécie de Trio a marcar presença, por volta das 21h30, para trazerem músicas de intervenção de temas diversos, para depois Marcos Cavaleiro Quarteto feat. Anders Christensen fecharem o espaço.

O jazz continua no Café Concerto do Rivoli, às 23h45, com o concerto de The Nada feat. Simon Jermyn, em parceria com o festival de cinema Porto/Post/Doc, para no final haver a ESMAE Jam Session.

Já no segundo dia do festival, a 8 de dezembro, a festa volta mais cedo, desta vez no Auditório Manoel de Oliveira, também no Rivoli. A estreia do último dia é protagonizada, às 16h, por Alexandre Dahmen Trio. Uma hora mais tarde entra em palco Demian Cabaud Quarteto e às 18h é a vez de KITE presentear os visitantes. Já ao final da tarde, às 19h, a tarde termina com a artista nacional Susana Santos Silva, com Impermanence. Às 21h30 o saxofonista João Guimarães apresenta o pianista suíço residente em Nova Iorque, Sebastien Ammann, que já em 2014 tocou na Sala Porta-Jazz.

A noite no teatro termina com o CORETO, um grupo de 12 jovens músicos, que pretende evocar o extinto Festival de Jazz do Porto e “homenagear e convidar alguns dos mais importantes e consagrados músicos e compositores do panorama portuense a integrarem o ensemble em palco”, como Carlos Azevedo, Mário Santos, Nuno Ferreira, Paula Gomes, Paulo Perfeito e Pedro Guedes.

Depois do UP Street Porto, realizado no fim de semana passado, o Espaço Montepio volta a marcar pontos na cultura do Porto ao receber a ESMAE Jam Session às 23h30 na Sala Porta-Jazz. Ao todo são 11 os concertos de jazz que vão estar espalhados pelo Rivoli durante dois dias.

O 6.º Festival Porta-Jazz é organizado pela Associação Porta-Jazz e co-produzido pela Câmara Municipal do Porto (CMP).