Apesar de se manter no Hotel Holiday Inn em Vila Nova de Gaia e começar no horário habitual das 21h30, a 101.ª edição do Clube dos Pensadores irá desta vez decorrer a uma terça-feira, no dia 15 de dezembro, em vez das tradicionais segundas. Nesta edição, regressa-se então à normalidade depois da sessão especial que decorreu no passado dia 30 de novembro. O público voltará a ter voz preponderante no debate, cujo convidado será Paulo Morais.

Com este convidado, Joaquim Jorge dá continuidade ao ciclo de candidatos presidenciais que tinha andado a desenvolver, antes da breve interrupção para celebrar o centésimo encontro do Clube. Este ciclo já conta com convidados tais como Sampaio da NóvoaHenrique Neto, ou Maria de Belém.

A escolha de Paulo Morais para esta sessão recaiu no facto deste ter sido o primeiro a formalizar a sua candidatura à Presidência da República junto do Tribunal Constitucional (TC) no 1.º de dezembro e por este ser um dos que tem tido menor destaque mediático. “Até gostava, se tivesse tempo, de convidar todos os candidatos, mas já vi que são mais de 20 e isso é impossível, mas também não acho que devem haver candidatos de primeira e de segunda”, justificou o fundador do Clube dos Pensadores

O professor prometeu que durante a conversa entre ele e o candidato, os dois irão incidir “mais sobre presidenciais do que política em geral”, pois Joaquim Jorge revelou nunca ter visto eleições tão pouco cobertas. “Devido a este problema do Governo, tem-se falado muito de política atual e pouco de presidenciais”, denunciou o organizador. Para o fundador o tema “já está ultrapassado” e deve-se “falar do futuro”.

“Também vou tentar falar um bocado de corrupção, que é uma área onde Paulo Morais está muito à vontade”, divulgou Joaquim Jorge. Além disso, vai ainda pedir ao candidato que refira “duas ou três razões para Joaquim Jorge votar em Paulo Morais”. Admite também tentar abordar a temática das alegadas discordâncias entre o próprio candidato e o antigo autarca do Porto, Rui Rio.

As próximas sessões

Joaquim Jorge tem toda a intenção de continuar o seu ciclo de candidatos presidenciais. O próprio vai mais longe e revela que esta sessão com Paulo Morais poderá nem ser a última do ano de 2015, julgando haver ainda espaço para mais uma sessão caso consiga algum dos convidados que tem em mente.

Admitiu estar de momento em negociações para convidar Edgar Silva, candidato apoiado pelo PCP que foi, por coincidência, o segundo a formalizar a sua candidatura junto do TC, no passado dia 7 de dezembro.

Além deste, Joaquim Jorge também está a tentar conseguir a presença de Marisa Matias, candidata com o apoio do BE, para o início de 2016. O mesmo nota a dificuldade em arranjar espaço que dê jeito aos candidatos, tendo em consideração a proximidade da verdadeira campanha, a iniciar-se no dia 10 de janeiro. “Logo a seguir são os debates televisivos e tenho que articular isto”, confessou o organizador.

O professor também não desistiu de ter Marcelo Rebelo de Sousa no sofá do Clube dos Pensadores, que afirmou estar disposto a fazer a viagem até Gaia. Segundo o JPN apurou, só falta marcar a data.