Debates, intervenções, conversas: já muitos passaram pelo Clube dos Pensadores (CdP) nos últimos anos. No passado mês de novembro assinalou-se, aliás, o 100.º encontro no Hotel Holiday Inn, em Gaia. O antigo ministro da Economia, Pires de Lima foi na altura convidado, mas após essa data também Paulo Morais esteve à conversa com Joaquim Jorge, fundador do CdP.

Agora já bem perto do final de 2015, prepara-se a última intervenção deste ano do Clube. O convidado? Edgar Silva, candidato comunista às presidenciais de janeiro de 2016. Depois de Sampaio da Nóvoa, Henrique Neto, Maria de Belém e Paulo Morais, o fundador do ciclo de conversas convida ao serão o candidato do Partido Comunista Português (PCP).

O cenário determinado para o debate não é desconhecido: mais uma vez a sala Régua do Holiday Inn de Gaia vai envolver os interessados, às 21h30. Em comunicado, o Clube afirma que “apesar da época festiva, aproveitou para receber Edgar Silva”, sendo o dia 29 de dezembro a data escolhida para o encontro.

Ainda que a política não seja a única temática abordada nas conversas do Clube, Joaquim Jorge já tinha anteriomente manifestado ao JPN a intenção de continuar a trazer candidatos presidenciais à conversa. Certo é que já alguns por lá passaram e as ideias de Edgar Silva para o país estarão em cima da mesa na próxima terça-feira.

O candidato, que “defende um outro rumo e uma outra política capazes de responder aos problema de Portugal”, quer um “PR mais interventivo” e, por isso, as temáticas da defesa dos direitos, liberdades e garantia dos trabalhadores, bem como a defesa dos direitos sociais, exclusão social e erradicação da pobreza ou a Constituição da República Portuguesa estarão em discussão.

Em comunicado, Joaquim Jorge indica que um problema desta eleição presidencial é a “pulverização do voto à esquerda”, recordando que o PCP tem como candidato o convidado desta sessão, Edgar Silva, o BE a candidata Marisa Matias e o PS com dois candidatos na sua área de influência: Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém.

Ainda que na próxima terça-feira se realize a última conversa do ano, já há surpresas para 2016. Ao JPN, Joaquim Jorge revela que a candidata Marisa Matias está confirmada para o ciclo de conversas. De “forma excecional”, o debate com a candidata do BE vai realizar-se no dia 9 de janeiro, um sábado.

Quanto à presença de Marcelo Rebelo de Sousa, o fundador do Clube aguarda ainda pela confirmação do candidato. As eleições presidenciais realizam-se no dia 24 de janeiro.