O Café-Concerto da Escola Superior de Artes, Música e Espetáculo (ESMAE) vai ser, nos próximos meses, palco para as mais diversas intervenções artísticas. A ideia, criada pela Associação de Estudantes da escola, pretende estabelecer pontes entre a comunidade estudantil e os projetos desenvolvidos no Porto de modo a apresentar-se à cidade. O teatro é a base da iniciativa que vai ser apresentada todos os meses, até junho, sempre de forma diferente. Fevereiro é mês de “tributos”, tema escolhido pela organização para o mês de arranque do “Projeto T3” que acontece no próximo dia 18 de fevereiro.

A cada segunda quinta-feira de cada mês o espaço do Café-Concerto Francisco Beja promete um serão diferente. A programação conta com três momentos teatrais, que vai misturar o trabalho desenvolvido por companhias já estabelecidas no Porto com projetos artísticos em desenvolvimento.

Estreia do “Projeto T3”

No próximo dia 18 de fevereiro às 22h00 o Café-Concerto da ESMAE abre portas para receber o primeiro momento do “Projeto T3”, com o tema “Tributos”. O preço do bilhete é de três euros para os alunos das ESMAE e cinco euros para o público geral.

O público, que a organização do projeto espera que seja uma “comunidade informal de artistas, críticos e espetadores”, vai poder absorver durante cerca de 45 minutos ideias e criações teatrais. A companhia convidada para o mês de fevereiro foi a Teatro a Quatro que vai partilhar o palco com outras duas apresentações selecionadas previamente pela AEESMAE.

Assim, o “Projeto T3” tenciona reunir experiências quer do próprio seio estudantil quer da comunidade artística do Porto, de modo a abrir possibilidades aos intervenientes de valorizar e construir um “tecido artístico” renovado. O teatro breve ou rápido foi a forma de expressão entendida pela organização como a mais indicada para servir os objetivos do projeto. Durante cinco meses a ESMAE traduz a vontade de se abrir à cidade com intervenções culturais de artistas conhecidos ou anónimos, aspirantes ou profissionais.

“Despedida” de março procura propostas

Até junho há teatro na ESMAE e os programadores estão à procura dos protagonistas de março. As candidaturas estão abertas apenas até ao dia 5 de fevereiro e terão de seguir o regulamento disponibilizado pela organização. O tema desta segunda intervenção é “Despedida” e o júri – constituído por um membro da AEESMAE, um professor da escola e um elemento da companhia de teatro portuense convidada para esse mês – vai considerar alguns fatores de forma a determinar quais as propostas que mais se adequam ao procurado.