O Governo não vai agir no sentido de reverter a decisão anunciada pela TAP de suprimir quatro ligações europeias do Porto, decisão que tem merecido dura contestação na cidade e na área metropolitana. A informação, avançada na noite de segunda-feira no Jornal 2 da RTP, citando o gabinete de Pedro Marques, foi esta noite confirmada pelo ministro na primeira entrevista concedida depois da assinatura do acordo do Governo com o consórcio Gateway.

“O que dissemos e dizemos é que estaremos preocupados com o futuro da TAP em geral, também no Porto. O Porto será uma base relevante de operações da TAP, mas o Estado não interferirá na definição de rotas da empresa. Isso é competência da Comissão Executiva”, afirmou o ministro esta noite no programa “Negócios da Semana”.

“Não interferiremos na definição das rotas, das frequências, isso é um ponto adquirido”, acrescentou o governante que não quis comentar as declarações críticas de Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, proferidas esta quarta-feira durante a reunião do Executivo camarário.

O autarca do Porto considera que o que está em causa é “um problema de regime” que “vive obcecado em construir a capital que o império abandonou”. Na opinião do edil portuense, a tentativa de “esvaziamento” do Aeroporto Francisco Sá Carneiro faz parte de uma estratégia que tem em vista a construção do novo aeroporto de Lisboa, uma terceira travessia sobre o Tejo, um porto no Barreiro e uma “expo” na margem Sul.

TAP revela horários da ponte aérea

Já esta tarde, e depois de terem sido conhecidas as acusações de Rui Moreira, a TAP revelou, em comunicado, mais pormenores sobre a ponte aérea que vai abrir entre as cidades do Porto e de Lisboa, na mesma data em que interrompe as ligações da Invicta a Barcelona, Bruxelas, Milão e Roma.

De acordo com a informação da empresa, os voos vão acontecer, diariamente, no Porto, a partir das 5h30, de hora a hora, até ás 21h30. De Lisboa, os voos saem também de hora a hora entre as 6h00 e as 21h00.

No Porto, há voos de reforço às 12h50 (às quintas-feiras e domingos), às 14h50 (às segundas, terças e quartas) e às 20h15 (todos os dias, exceto quinta e domingo). Em Lisboa, saem ainda voos às 17h45 e às 22h45.

A transportadora aérea informa ainda que vai utilizar “uma frota composta por aviões ATR72 da TAP Express (que substitui a PGA), bem como Embraer190 e aviões Airbus da TAP da família A320, sempre que a procura o justificar”. A frota ATR “será composta por aviões novos ou, no máximo, com cerca de um ano de antiguidade”, acrescenta.