Os distritos do Porto, Aveiro, Braga e Viana do Castelo estão, esta sexta-feira, sob alerta laranja, o segundo mais elevado da escala do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As previsões apontam para períodos de chuva por vezes forte e persistente, acompanhada de vento forte a moderado, em especial durante a tarde. As rajadas podem atingir os 70 quilómetros por hora no sábado, dia em que não se preveem mudanças no estado do tempo.

Com base nestas previsões, a Proteção Civil Municipal do Porto acrescenta a expectativa de forte agitação marítima, superior a quatro metros, podendo ultrapassar os seis metros no dia 15, segunda-feira.

Nestas condições, fica o alerta para os perigos associados ao piso rodoviário escorregadio, a estruturas montadas ou suspensas e adverte-se também para a possibilidade de inundações.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil coloca a bacia do rio Douro entre aquelas onde podem ocorrer cheias “em zonas historicamente vulneráveis”.

As recomendações são as de sempre: manter os sistemas de escoamento limpos, adotar uma condução defensiva, com muita atenção à velocidade, e ter atenção à circulação em zonas arborizadas ou junto à zona costeira.