Susana Sargento, professora universitária na Universidade de Aveiro (UA), venceu hoje, em Bruxelas, o primeiro prémio do concurso “Mulheres Inovadoras da União Europeia”, no valor de 100 mil euros.

A investigadora portuguesa, que concorria entre nove finalistas, foi distinguida pelo trabalho realizado na área da internet em movimento sem fios, através de automóveis. Outro trabalho onde Susana Sargento participou foi na implementação de wi-fi gratuito nos autocarros da STCP, na cidade do Porto.

O prémio foi entregue pelo comissário para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, que congratulou a professora universitária em português, no momento da vitória.

A investigadora do Instituto de Telecomunicações (IT) e cofundadora da empresa tecnológica Veniam confessou, no discurso, que não estava à espera de receber o 1º prémio. Salientou, ainda, que pretende usar parte do dinheiro para investir em novas aplicações tecnológicas.

Susana Sargento foi a primeira portuguesa a ser nomeada para o prémio da Comissão Europeia (CE).

Artigo editado por Filipa Silva