Na sexta-feira, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) vai anunciar a criação do Centro de Estudos da Cultura em Portugal (CECUP), numa cerimónia a realizar no Anfiteatro Nobre.

Este espaço tem como objetivo ser uma plataforma de valorização, estudo e divulgação da literatura e cultura portuguesas. Além disso, pretende também estimular a colaboração com outras entidades científicas ligadas à promoção da cultura e património literários de Portugal.

O CECUP vai enquadrar alguns acervos que já detém e outros que vai passar a deter, como a biblioteca e arquivo pessoal de Vasco Graça Moura. “Vai ser entregue à FLUP, mas vai ser depositado num outro espaço, para ficar no âmbito do Centro de Estudos da Cultura em Portugal. O centro é para potenciar estudos de investigadores sobre este e outros acervos”, explicita Fernanda Ribeiro, diretora da FLUP.

O contrato para o acolhimento deste acervo vai ser assinado entre a FLUP e a família de Vasco Graça Moura durante a cerimónia de homenagem ao poeta, que se vai realizar na sexta-feira.

O contrato vai ser celebrado em regime de comodato, o que significa que a família do autor vai continuar a ser a proprietária do acervo. “É um regime de comodato por 25 anos renováveis. O que quer dizer que a família não perde a propriedade da biblioteca. Continuam a ser os donos, mas para todos os efeitos está na Faculdade de Letras e temos todos os direitos sobre isso”, explica Fernanda Ribeiro ao JPN.

A diretora da FLUP indica que o acordo surgiu do contacto entre as duas partes, uma vez que a família de Vasco Graça Moura estava à procura de uma entidade credível para acolher a biblioteca e que “depois a preservasse e divulgasse”. “Consideraram que a FLUP tinha todas as condições necessárias para isso e depois acabaram por tomar essa decisão” afirma Fernanda Ribeiro.

A biblioteca e o arquivo pessoal do autor incluem milhares de livros, em diversas línguas europeias. A formalização deste acordo é mais um gesto de reconhecimento da Universidade do Porto pela obra de Vasco Graça Moura a quem atribuiu o título de Doutor Honoris Causa em 2014.

Arquivo de Herberto Hélder em espera

Também na Biblioteca da Faculdade de Letras, o arquivo digitalizado do escritor Herberto Hélder poderá vir a estar disponível. “O acervo de Herberto Hélder não está consultável e está sob reserva. Só com autorização dos herdeiros e isso ainda não está formalizado. Não sei quando vai estar, porque isso está dependente de algumas decisões e de um documento assinado com a família” nota a diretora da FLUP.

O arquivo e biblioteca de Vasco Graça Moura ainda se encontra na casa do autor, em Almeirim, e vai estar disponível para consulta no espaço escolhido pela FLUP apenas em 2017, após ter sido feito um inventário de todo o acervo. Para isso, já foram contratados dois bolseiros.

A cerimónia, durante a qual vai ser assinado o contrato e vai ser anunciada a criação do CECUP é pública e decorre a partir das 17h30 na FLUP. O evento vai contar ainda com a exibição de um filme inédito em homenagem a Vasco Graça Moura, que faleceu em 2014.

Artigo editado por Sara Gerivaz