O mercado imobiliário da zona do Centro Histórico do Porto valorizou 17,1% no ano passado, um crescimento de mais de 10% pelo quarto ano consecutivo. Os dados são do Observatório da Reabilitação da Baixa do Porto, e constam de um comunicado da Confidencial Imobiliário e da Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU).

O Índice de Preços do Centro Histórico do Porto, elaborado pela Confidencial Imobiliário, relativo ao ano de 2015, mostra que a valorização de 17,1% do centro histórico resulta, por exemplo, da dinâmica de aumento do ritmo de reabilitação urbana e da subida das transações. Outro dos fatores é o aumento do investimento em reabilitação, presente na subida do número de novos projetos de reabilitação de edifícios licenciados pela Porto Vivo, SRU, nos últimos anos.

O aumento do ritmo de reabilitação urbana tem tido também reflexo na dinâmica de compra e venda de imóveis. A tendência de valorização dos preços de venda tem vindo a manter-se acima dos 12% desde 2012.

Estes valores são monitorizados “a partir da comunicação de transações que os proprietários têm de realizar junto da Autarquia/Porto Vivo, SRU”. O comunicado divulgado esta terça-feira acrescenta ainda que o último ano foi o que teve um maior registo do número de transações no centro histórico, atingindo as 169 unidades e um total de 35,9 milhões de euros, aumento de 55% em número e 87% em valor, face a 2014.

A valorização acumulada do centro histórico do Porto é de 43% desde 2009, o que reflete o crescimento da dinâmica de investimento e de procura de edifícios para reabilitação, refere um outro comunicado de junho de 2015 da Porto Vivo e da Confidencial Imobiliário.

Artigo editado por Filipa Silva