Dois terços dos portugueses desejam a remodelação imediata do executivo da coligação.

De acordo com a sondagem Diário de Notícias/ TSF, 65,9% dos portugueses gostaria de ver mudanças imediatas no governo de direita, enquanto 28,6% só vê necessidade de uma remodelação governamental depois das eleições europeias, no próximo mês de Junho. Só 20% não deseja a mudança.

A ser atendida a vontade dos portugueses expressa por esta sondagem, a ministra das Finanças seria a primeira a deixar o cargo. 32,7% defende a saída de Manuela Ferreira Leite do executivo. Descontentes com a actuação da ministra estão sobretudo as classes média e média alta.

Em segundo e terceiro lugar na lista dos “descartáveis”, estão os ministros do CDS-PP Paulo Portas e Celeste Cardona, cujas pastas, Defesa e Justiça, os inquiridos querem ver ocupadas por outrém.

Depois de Cardona, não escapam às criticas também os titulares da Saúde e da Educação, Luís Filipe Pereira e David Justino respectivamente.
Marques Mendes, nos Assuntos Parlamentares, e Teresa Gouveia, nos Negócios Estrangeiros, foram os ministros menos referidos pelos inquiridos. Abaixo destes, na lista das remodelações está Durão Barroso cuja saida é defendida apenas por 6% dos portugueses.
Já os inquiridos que mostraram intenção de voto no PSD desejam antes de mais a saída de Celeste Cardona, seguida de Luís Filipe Pereira.
34,7% dos portugueses inquiridos não souberam responder à questão dos ministros a remodelar.

A Marktest realizou este barómetro para o DN e TSF, entre os dias 17 e 20 de Fevereiro, com uma amostra de 802 entrevistas. A margem de erro é de 3,46%.

Ana Isabel Pereira