José Luis Zapatero, líder socialista, pediu esta manhã a união de todos os partidos contra o terrorismo. O candidato do PSOE reclamou também uma “reação compartida” dos partidos políticos para que “não se obtenham valorizações políticas que possam dividir ou enfrentar os democratas”, cita a edição online do «El Mundo».

De igual forma, Gaspar Llamazares, candidato pela Esquerda Unida, condenou a “barbárie nazi” e suspendeu as acções de campanha previstas para hoje.

Entretanto, Mariano Rajoy prometeu, na quarta-feira, “fazer um pouco mais e um pouco melhor que Aznar”. O candidato do PP pediu o apoio dos eleitores moderados dos partidos catalães da CiU e do PSC para obter uma maioria confortável.

A necessidade de apoio político tinha sido já prevista pelo especialista em assuntos espanhóis da Rádio Renascença, José Bastos. Em declarações ao JornalismoPortoNet, o especialista verificou “ligeiras tendências de queda para o PP face aos resultados de 2000, e uma tendência de alta do PSOE“.

Zapatero promete regeneração

Mariano Rajoy afirmou que o Partido Socialista Catalão tem “abdicado” dos princípios que defendeu nos últimos 25 anos. O candidato pediu o voto aos catalães que “defendem o Pacto pelas Liberdades e contra o Terrorismo, aos que não querem dar tréguas à ETA, que apostem no que é próprio dos catalães, na moderação, equilíbrio e sensatez”.

Em entrevista ao diário «El Mundo», José Luis Zapatero, caso ganhe, promete “uma importante regeneração democrática”, tirando poder aos mais poderosos e dar mais direitos aos cidadãos. Se os resultados eleitorais trouxerem a derrota aos socialistas, o candidato do PSOE afirma que pretende formar “uma oposição responsável, aberta ao diálogo e aos acordos com o Governo”. Zapatero promete ainda uma renovação do partido.

Manuel Jorge Bento