No próximo dia 17, vai ser possivel abastecer o carro em 50 postos Galp e pagar colocando o dedo na máquina.

Galp Bio Pay: a “Via Verde” nas Bombas de Gasolina

A novidade foi apresentada ontem, em Madrid, pelo presidente da Comissão Executiva da Galp, António Mexia. A Galp Energia é a primeira empresa em todo o mundo a utilizar a biometria para facilitar o pagamento de bens de consumo. Depois de estabelecer um contrato com a Galp, o cliente poderá pôr gasolina no carro ou fazer compras nas lojas de conveniência da empresa e pagar colocando o dedo numa máquina. O mais provável é que nem tenha que sair do carro.

Esta máquina faz a leitura de dez pontos aleatórios do dedo e transforma-os num algoritmo. O código resultante passa a ser a “identificação” do cliente, que estará ligada a uma conta bancária indicada pelo mesmo, onde serão debitados os valores do consumo.

O Galp Bio Pay apresenta duas vantagens: a conveniência e a rapidez. A acrescer a estas, no lançamento deste novo sistema, a Galp beneficiará os seus utilizadores com vantagens promocionais.

Paula Oliveira, técnica informática, reconhece: “Facilitar, facilita sem dúvida. Provavelmente, deixam de existir filas para o pagamento”. O estudante Luís Florindo é da mesma opinião. Diz que “se não houver problemas de segurança, é uma boa medida”, mas entende que “à impressão digital devia estar sempre associado algum código tal como está associado um aos cartões de multibanco. Um código só do conhecimento do próprio seria uma garantia.”

Comissão Nacional de Protecção de Dados dá aval

A CNPD aprovou a nova modalidade de pagamento. A protecção de dados pessoais não será posta em causa, uma vez que na base de dados da empresa de combustiveis apenas constará o algoritmo associado à impressão digital e não a marca de identidade da pessoa.
Ainda assim, as pessoas que o JornalismoPortoNet entrevistou mostraram-se cépticas em relação à nova forma de pagamento. “Não me parece seguro. É um sistema que parece fácil de manipular”, diz Maria Abreu.
Apesar do sistema ter sido testado, esta terça-feira, numa área de serviço de Cascais, Paula Oliveira lembra que “normalmente, quando os projectos são colocados no mercado é porque foram previamente testados mas isso não invalida que haja erros. E a gente vê isso todos os dias, até com os sistemas bancários”. Maria Abreu diz que “já é vantagem suficiente pagar com multibanco” e acrescenta que “quando a esmola é demais, o pobre desconfia”.

Desconfiados ou não, os portugueses, a partir do dia 17, vão ter o pagamento da gasolina e outros bens à distância de um toque. Numa primeira fase, o Galp Bio Pay estará disponível em 50 postos espalhados pelo país e, posteriormente, em toda a rede Galp. A empresa conta, ainda, alargar o sistema a Espanha, até ao final deste ano.

Ana Isabel Pereira