O inventor fundanense, já medalhado no Salão Internacional de Inventos em Genebra, devido a um detector de cheias, prepara-se agora para regressar ao Salão no final do mês de Março.

Fernando Gonçalves leva na bagagem quatro novos inventos, de entre os quais se destaca o sistema bloqueador de contra-mão. Segundo o inventor, o sistema “consta de uns dispositivos que se colocam nos ramais de saída e que ao passar uma viatura activam um sinal de identificação. Se estes detectarem que o carro circula num sentido incorrecto accionam o sistema de alarme e fazem levantar uma barreira electromagnética que imobiliza o veículo no local “. Em seguida “é enviado um sinal de aviso em GPS para as forças de segurança” e é accionado um dispositivo luminoso que “adverte os outros condutores que há um perigo eminente”

Fernando Gonçalves acredita que este sistema pode ser “bastante eficaz” para reduzir este tipo de situações, mas não tem muita esperança que vá ser aplicado.

Para além do bloqueador de contra-mão, Fernando Gonçalves vai apresentar
também um sistema que permite parar, em poucos segundos, camiões de carga que fiquem sem travões, um separador de faixa de rodagem amovível (que permite facilitar o socorro nas auto-estradas) e um veículo (“fisiocar”) no qual se podem apoiar as pessoas com deficiências físicas para realizar as suas actividades diárias.

Andreia Parente