Em 2003, Portugal aumentou em 2,4% as exportações e diminuiu em 2% as importações, o que determinou uma diminuição do défice da balança comercial em 10,6%, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística. O comércio com a Comunidade Europeia representa 79% das saídas e 77% das entradas.

O défice da balança comercial com a União Europeia diminuiu 11,2% em 2003. Espanha, França, Alemanha e Reino Unido continuam a ser os principais parceiros comerciais portugueses, representando 70% das trocas intracomunitárias.

Máquinas, veículos, aparelhos, químicos e vestuário são os principais produtos transaccionados entre Portugal e os países da Comunidade.

Também a nível extracomunitário, Portugal verificou um decréscimo do défice comercial (-9,1%), que está fixada em 3,5 mil milhões de euros. As exportações aumentaram 4,8% e as importações diminuíram 1%.

Janeiro inverteu tendência

Em Janeiro, ao contrário do que sucedeu ao longo de 2003, Portugal comprou mais e vendeu menos aos países extracomunitários, aumentando o défice comercial em 18,3%, face ao valor homólogo.

Os dados preliminares do Comércio Extracomunitário nos primeiros 31 dias de 2004 indicam uma descida de 2,2% nas exportações e uma subida de 5,9% nas importações, sobre igual período de 2003.

Portugal exporta apenas 56% do volume de importações. Em Janeiro de 2004, foram transaccionadas, principalmente, máquinas e veículos. O país também importou combustíveis e exportou têxteis.

A OPEP (países produtores de petróleo), os países da EFTA (Íslândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça), Estados Unidos, Japão e Brasil foram os parceiros mais importantes no comércio extracomunitário.