Portugal tem, a partir de hoje, um sistema de controlo informático sobre a exibição cinematográfica. Foi o último país da UE a adoptá-lo.

O objectivo desta iniciativa do Instituto do Cinema Audiovisual e Multimédia (ICAM) é obter um indicador para a gestão e regulamentação do sector. Em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado da Cultura, José Amaral Lopes, afirma que esta informatização “vai tornar o sector mais transparente e vai corrigir deficiências na informação”.

O “ranking” semanal, já disponível online em www.icam.pt, apresenta, para o período de 26/02/2004 a 03/03/2004, os vinte filmes mais vistos. Em 1º lugar está o filme “Alguém tem de ceder”, do realizador Nancy Meyers. O filme foi visto por 54748 espectadores portugueses que se dirigiram às 31 salas de cinema onde o filme está em cartaz, gerando uma receita de bilheteira, durante esta semana, de 228391,45 euros.

O controlo informatizado das bilheteiras de cinema resulta de um protocolo entre o Estado e os exibidores cinematográficos e permite receber e tratar a informação relativa à emissão de bilhetes.

O ranking é constituído pelo número de espectadores, salas de exibição e receita bruta de cada filme, bem como os respectivos acumulados.

Este programa já estava previsto em 1999, mas só agora foi concretizado. O ICAM suportou as despesas, de cerca de um milhão de euros, para a instalação do equipamento necessário à informatização da emissão de bilhetes e de transmissão de dados electrónicos.

Este sistema informático está já a funcionar em 409 salas de cinema em todo o país.
Semanalmente, em todas as sextas-feiras, a informação é actualizada e disponibilizada online, permitindo consultar os valores acumulados.

Carla Gonçalves