O Olympique de Lyon conseguiu, finalmente, aquilo que nos últimos anos esteve bastante próximo, o apuramento para os quartos de final da Liga dos Campeões. Pela primeira vez nesta fase da competição, os franceses parecem pretender continuar a fazer história.

Apontada como o principal candidato a campeão francês, a equipa orientada por Paul Le Guen teve algumas dificuldades no princípio da época, o que lhe valeu algum atraso pontual. Talvez motivados pelos resultados obtidos na Liga dos Campeões, o Lyon está hoje em recuperação e já só dista quatro pontos do líder Mónaco.

De todas as equipas presentes no sorteio de Nyon, o Olympique Lyonnais é, economicamente, a equipa mais parecida com o F.C.Porto. Proveniente de um futebol muito forte em selecções, mas que a nível de clubes está há muito arredado dos grandes sucessos, o Lyon segue o modelo de jogo típico da escola francesa. Um 4-4-2 que facilmente se adapta em 4-3-3, e que vive muito à custa da velocidade dos seus jogadores.

Ao contrário do habitual futebol latino que vive de bola nos pés e de trocas constantes no meio campo, o Lyon prefere um futebol mais directo de forma a lançar em velocidade as “setas” que tem no ataque e no meio campo ofensivo. Gouvou, Elber e Luyindula são os exemplos dessa lógica. No meio campo, o Lyon tem aquele que é, por muitos, considerado o seu melhor jogador: Juninho Pernambucano. O brasileiro, outrora cobiçado pelo F.C.Porto, é um dos melhores marcadores da competição, com cinco golos, e é um exímio marcador de bolas paradas.

Paul le Guen tem na baliza o seu maior problema. No segundo jogo com a Real Sociedad, Coupet, indiscutível titular e opção de Jacques Santini na selecção francesa, lesionou-se e não vai poder defrontar o Porto. Para tapar os caminhos da baliza do suplente de Coupet, o treinador francês conta com a experiência do belga Deflandre e do campeão do mundo Edmilson.

Para chegar aos quartos de final, o Lyon eliminou a Real Sociedad com dupla vitória por 1-0. Na fase de grupos, os franceses já haviam deixado para trás o Anderlecht, o Celtic, finalista da Taça UEFA em 2003 e o Bayern de Munique. O Lyon é muito forte quando actua no Estádio Gerland, mas perde algum poder quando actua fora de casa. Isto apesar de ter derrotado o Bayern na Baviera.

André Morais

Equipa tipo: Coupet, Deflandre, Edmilson, Muller e Malouda, Juninho Pernambucano, Diarra, Dhorassoo e Essien, Luyindula e Elber.

O caminho do Lyon até aos quartos de final

17/09/2003 – Lyon – Anderlecht, 1-0 (Juninho)
30/09/2003 – Celtic – Lyon, 2-0
21/10/2003 – Lyon – Bayern, 1-1 (Luyindula)
05/11/2003 – Bayern – Lyon, 1-2 (Juninho e Elber)
25/11/2003 – Anderlecht – Lyon, 1-0
10/12/2003 – Lyon – Celtic, 3-2 (Elber, Juninho(2)
25/02/2004 – Real Sociedad – Olympique Lyon, 0-1 (Schurrer ag)
09/03/2004 – Olympique Lyon – Real Sociedad, 1-0 (Juninho)