A ciência pode ficar mais pobre no Porto, pois a autarquia não tem verbas suficientes para manter o Planetário a funcionar.

A par do que sucede com o Pavilhão da Água, também o Planetário do Porto atravessa uma fase de graves dificuldades financeiras. O risco de fechar é iminente. A manutenção do equipamento sai cara e a Câmara do Porto não dispõe de verbas suficientes. Por outro lado, a contribuição da Fundação para a Ciência e Tecnologia, tutelada pelo Estado, revela-se insuficiente.

Apoios são reduzidos

A situação agrava-se este ano, pois o apoio estatal passou dos 110 mil euros disponibilizados em 2003 para os 90 mil. No final das contas, esta verba acaba por ser insuficiente, uma vez que a Câmara gasta mais de 794 mil euros em despesas de manutenção.

Estas contas são administradas pela Fundação Ciência e Desenvolvimento, uma entidade criada pela Câmara do Porto para gerir equipamentos de divulgação científica, tais como o Pavilhão da Água.

Para além da redução dos apoios financeiros, a autarquia portuense defronta-se ainda com outro problema. É que a Fundação para a Ciência e Tecnologia não é obrigada por nenhum protocolo a subsidiar o planetário, pelo que não existem certezas quanto à atribuição de verbas de apoio.

Programação está a ser afectada

Todas estas dificuldades estão a afectar o normal funcionamento do Planetário, acabando por prejudicar a programação dos eventos. As escolas são as principais prejudicadas com esta situação. Manuela Araújo, professora de ciências da Escola António Nobre, no Porto, disse ao JornalismoPortoNet (JPN) que o Planetário é “um importante centro de divulgação científica”, e sublinhou a importância deste equipamento para as aulas. “É um complemento do programa lectivo”, e a visita ao Planetário “está integrada também nos programas do ensino secundário”. Para Manuela Araújo, o possível encerramento do planetário constitui uma “grande perda para a área da Educação”.

Todas estas alterações causadas pela insuficiência de verbas têm provocado uma diminuição no número de visitantes. Em 2001 o Planetário do Porto recebeu 40 mil visitantes, enquanto que em 2003 esse número desceu para cerca de 37 mil.

Ana Correia Costa