Algumas empresas estão já a actualizar planos de segurança. Para outras, ainda é cedo demais.

As medidas de prevenção e de coordenação que Durão Barroso afirmou estarem a ser tomadas deverão aplicar-se, entre outras, à área dos transportes públicos. O exemplo dos atentados na vizinha Espanha leva a que esta seja uma das áreas mais delicadas no que diz respeito à prevenção e segurança.

O JornalismoPortoNet tentou contactar várias empresas de transportes no sentido de saber se estão a ser criados reforços de segurança.

A REFER garante que está a desenvolver um plano de segurança na empresa e estruturas, sobre o qual não pode, para já, divulgar mais informações. A segurança nos Comboios de Portugal estará a cargo do Ministério da Administração Interna.

Também contactada, a Metro do Porto afirma que a segurança é da responsabilidade da Organização do Euro 2004, mas que não há ainda conhecimento de medidas de reforço.
Tentámos ainda falar com o STCP (Serviço de Transportes Colectivos do Porto) e com a ANA (Aeroportos de Portugal), mas sem sucesso.

O Serviço Nacional de Protecção Civil reencaminhou todas as chamadas para o 117, número de emergência para incêndios, pelo que não foi possível obter qualquer informação.

Por motivos de protecção ou por incerteza, há ainda muita contenção quando se fala numa possível actualização dos planos de segurança nos transportes.

Ana Guedes Rodrigues