Após uma passagem pelas quatro quintas da “Ferreirinha”, a produtora “RTP – Meios e Produção” esteve no Porto e em Gaia para prosseguir as filmagens. Um dos locais eleitos foi as Caves Ferreira. Foi aqui que, no intervalo das cenas, o JornalismoPortoNet conversou com o actor António Capelo que interpreta Silva Torres, o segundo marido de D. Antónia Ferreira.

” Um homem de grande coração, avançado para a época e muito influente”, descreveu o actor. Quanto à importância deste tipo de séries, António Capelo foi claro: ” Sou absolutamente defensor de que o caminho real da ficção portuguesa passa muito mais por este modelo do que por modelos importados da América do Sul”. O actor evidenciou a gratificação que é trabalhar com actores: “Estou cansado de trabalhar com pessoas que já não estão no meio. Há muitos actores que, frequentemente, não têm trabalho. É importante pugnarmos e lutarmos para que este seja um trabalho específico de pessoas que têm formação para o fazer”, apelou.

Se é certo que a ficção chega a vastas camadas da população, também o é que “esta é uma forma simpática, imediata e simples de chegar ao grande público, contando história de Portugal”, concluiu António Capelo.

Andreia Abreu

Foto: André Morais (JornalismoPortoNet)