Alunos protestam contra a falta de verbas do PIDDAC e reclamam maior apoio do Governo.

Fartos de serem esquecidos, os alunos do Campus Universitário de Guimarães da Universidade do Minho, resolveram manifestar-se, esta quarta-feira, contra a decisão do Ministério do Ensino Superior, em não atribuir verbas do PIDDAC para o financiamento da remodelação da biblioteca daquele pólo.

Em declarações ao JornalismoPortoNet, Hugo Silva, do Gabinete de Apoio ao Aluno da Associação Académica da Universidade do Minho, considera que “esta medida é essencial para chamar a atenção das pessoas responsáveis”. Os alunos montaram tendas cheias de livros à porta do Campus como forma de mostrar a sua indignação perante a estagnação das obras de remodelação da sua biblioteca.

O PIDDAC – Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central – deveria financiar um projecto orçado em 4,9 milhóes de euros para a remodelação da Biblioteca do Pólo de Guimarães. O Director dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, Eloy Rodrigues, não confirma os valores avançados, mas revela que “há vários anos que a Universidade do Minho identificou problemas na actual biblioteca e deu isso a conhecer às autoridades competentes”. No entanto, até hoje, o Governo ainda não colocou o projecto nas contas do Orçamento de Estado.

Eloy Rodrigues aponta alguns dos problemas existentes na Biblioteca do Pólo de Guimarães. “A actual biblioteca não tem condições, uma vez que o espaço existente para guardar documentação é claramente insuficiente e ainda para mais a biblioteca está superlotada e não tem lugares disponíveis para todos os alunos”, disse.

Eloy Rodrigues disse ao JornalismoPortoNet que “a Universidade do Minho não pode fazer mais nada quanto a este assunto”, sendo que “só nos resta esperar que o Governo tome uma decisão favorável sobre este assunto”.

Por seu lado, Hugo Silva acrescentou também que “esta é uma preparação para o próximo dia 24 de Março”, por sinal, o Dia do Estudante. Para esse dia está prevista uma manifestação nacional de contestação às políticas do Governo para a Educação e que visa também lançar um debate público alargado a todos os portugueses sobre esta questão.

Bruno Amorim