De acordo com o Director de Pneumologia do Hospital de S. João, Agostinho Marques, é necessário educar a sociedade para uma atitude de desaprovação do hábito de fumar: “o tabaco precisa absolutamente de deixar de ser uma marca distintiva, positiva. É preciso perder este carácter e adquirir o contrário – a ideia de que fumar é uma coisa feia, que fica mal”.

Responsabilidade junto dos mais novos

Portugal tem indicadores que apontam para um aumento do número de adolescentes que fumam. Agostinho Marques defende que a forma mais eficaz de combater o tabagismo junto dos jovens é ter uma atitude responsável perante os mesmos. E é particularmente importante que essa seja uma preocupação dos agentes que funcionam como modelos. O médico dá o exemplo do futebol, “quase transmitido diariamente na televisão”. Os treinadores são várias vezes filmados enquanto fumam “e eles são modelos para os miúdos. São modelos também os professores, os médicos, os pais… Portanto, é preciso um combate muito generalizado e a consciência de que o objectivo é conseguir que as crianças não comecem a fumar.”

Alertas deixados por Agostinho Marques no 11º Congresso de Pneumologia do Norte, que decorre de 18 a 20 de Março na Fundação Cupertino de Miranda.

Catarina Santos