O Benfica começou da melhor maneira o grupo B da 2ª fase da UEFA Futsal Cup. Num jogo que se previa equilibrado, a equipa portuguesa levou a melhor sobre a italiana.

Diante de um Prato que se revelou muito “apetitoso”, a equipa portuguesa conseguiu arrancar uma óptima exibição e conseguiu uma vitória justa. Esta é, aliás, a opinião do treinador da equipa italiana, que considerou a derrota da sua equipa natural perante um Benfica “fortíssimo”. Em comentário ao site oficial da prova, o seleccionador português Orlando Duarte partilhou dessa opinião acrescentando que “o desnível do marcador só peca por escasso” e que o Benfica “tem capacidade para chegar à final.

A história do jogo divide-se em duas partes. Antes e depois do Benfica sair da desvantagem. Fazendo uso de uma defesa agressiva e tentando aproveitar o contra-ataque, o Prato esteve duas vezes à frente do marcador, situação que durou até ao minuto seis da segunda parte. Altura em que a mais valia técnica dos jogadores portugueses foi decisiva na consecução de dois golos muito bonitos, por André Lima após jogada individual de Arnaldo, e pelo brasileiro Lukaian, A partir do 3-2 o Benfica conseguiu gerir a vantagem, não deixando nunca de a procurar ampliar, coisa que, efectivamente, conseguiu.

Em conferência de imprensa, Alípio Matos, o treinador do Benfica, mostrou-se muito satisfeito com “o carácter e a coragem” dos seus jogadores, apelando a uma presença massiva dos adeptos benfiquistas.
O novo pavilhão da Luz, óptimo para a prática da modalidade, apresentou uma moldura humana um pouco aquém das expectativas dos responsáveis benfiquistas. O preço dos bilhetes (10 euros para sócios e 25 para não sócios) não é alheio a esse facto, como pudemos constatar pelo número de adeptos que, à porta, se queixavam desse facto.

No outro jogo do dia, aquele que abriu a jornada inaugural da 1ª jornada da prova, o Action 21 Charleroi, da Bélgica, não teve dificuldades em golear por 6-0 o MNK Split, assumindo-se como o mais forte adversário do Benfica na disputa pelo único lugar do grupo que dá direito à final

Hoje disputa-se a 2ª jornada da competição. O Benfica joga com o Split e o Charleroi defronta o Prato, naquele que se prevê ser o jogo mais equilibrado. Os italianos necessitam de vencer para continuar a acalentar esperanças de conseguir o apuramento. Quanto ao Benfica, e aconteça o resultado que acontecer no jogo de hoje, terá sempre, na última jornada, o jogo decisivo.

André Morais