Num jogo que acabou por se tornar mais fácil do que aquilo que se previa, o Benfica conseguiu uma diferença de golos que, face ao resultado do outro jogo, lhe permite ligeira vantagem na luta pelo apuramento.

Os encarnados entraram dispostos a resolver o jogo cedo, para evitar os sobressaltos sentidos no primeiro jogo. Visivelmente descontraídos e a praticar um bom futsal, que assentava em triangulações ala-pivot-ala, o Benfica não teve dificuldade para chegar à vantagem. Aos 4 minutos já vencia por 3-0.

A equipa portuguesa continuou a acelerar com o nítido objectivo de atingir a vantagem que lhe permitisse o empate no último e decisivo jogo do grupo B. E os 7-0 chegaram ainda na primeira parte.
Particular destaque para Chico. O fixo brasileiro tranquilizou a defesa, jogou e fez jogar, marcou e assistiu os companheiros para marcar.

A segunda parte não teve história. O Benfica a gerir o resultado e o Split sem argumentos para marcar. O treinador do Benfica, Alípio Matos, rodou o plantel aproveitando para descansar alguns jogadores, nomeadamente Pedro Costa. O importante jogador benfiquista não chegou a entrar em campo como forma de prevenção a uma eventual sanção disciplinar que o deixasse de fora do jogo de sábado, como em conferência de imprensa confirmou o treinador encarnado.

O empate serve, assim, ao Benfica, no último e decisivo jogo, sábado frente ao Action 21 Charleroi. Os belgas não sentiram grandes dificuldades para bater o Prato por 5-2, num jogo agradável de seguir. Os italianos são desilusão do torneio. Apresentaram-se como candidatos ao apuramento mas ainda não conseguiram pontuar. O treinador Jesus Velasco afirma, em conferência de imprensa, sentir-se desiludido mas justifica-se com três ausências importantes na sua equipa.

Benfica e Charleroi têm praticado, indiscutivelmente, o melhor futebol do torneio. Não é surpresa, portanto, que, na última jornada, apenas essas equipas possam discutir o apuramento. O Benfica parece mais forte fisicamente, mas a qualidade técnica dos muitos brasileiros do Charleroi poderá ter um papel decisivo. Espera-se pois um jogo altamente emotivo.

André Morais