Sociedade de debates da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) pretende alargar horizontes e captar mais estudantes.

Em cooperação com a secção portuguesa da English Speaking Union (ESU), foi criada no Porto, em Março de 1998, uma Debating Society (DS), à semelhança da que existia em Lisboa. Dois oradores britânicos e dois americanos promoveram dois workshops e um debate de exibição, na FLUP, dando o mote para o confronto de ideias universitário no Porto.

Pedro Henrique distinguiu-se então como orador “com bastantes capacidades”, como referiu ao JornalismoPortoNet o orientador da DS portuense, John Ross. O ex-aluno e actual colaborador do grupo de debates explica-nos que debater “ajuda a desenvolver uma visão mais clara sobre a sociedade, embora muita gente não esteja preocupada com essa análise”. A arte do confronto de argumentos “aprende-se”, ajuda a falar naturalmente em frente a uma vasta audiência e a encontrar rapidamente pontos de vista opostos.

John Ross acrescenta que, “se concordamos com um assunto, podemos ser muito subjectivos e nem sequer relacionar o nosso ponto de vista com as ideias contrárias; se estivermos a defender algo de que discordamos, podemos até nem mudar de opinião, mas ficamos a conhecer os argumentos da oposição”.

Em expansão

John Ross revelou ao JornalismoPortoNet que um objectivo a cumprir a breve prazo é “expandir esta iniciativa pelos vários cursos da universidade”. A Faculdade de Direito da UP está na mira do orientador da DS: “os advogados tendem a ser bons oradores em debates, têm que sê-lo”, refere, com humor. De uma incursão às instalações do curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação da FLUP, programada com a colaboração da docente Catherine Evangelista, “apareceu já gente interessada”.

Entretanto, a English Speaking Union organizou, a 16 de Março, dois workshops e um debate de exibição. Este evento contou com a presença de dois oradores americanos e dois britânicos, ambos com um elevado nível de experiência.

Para David Evans, responsável pela secção portuguesa da ESU, o pólo portuense da DS “carece de alguma continuidade porque os estudantes aprendem como debater, mas pouco tempo depois acabam os cursos e saem”.

Debating Society já tem troféus

A primeira participação da DS do Porto numa competição nacional aconteceu em 1999. Entretanto, a evolução conseguida levou Pedro Henrique, o aluno com maior experiência, e Ana Mourão ao campeonato internacional de 2000, em Toronto, no Canadá. A equipa atingiu o mais alto posto conseguido por uma dupla portuguesa: um lugar a meio da tabela de 500 equipas.

Em 2003, Pedro Henrique e Sofia Araújo marcaram presença no campeonato nacional venceram o certame. Este ano, a disputa nacional decorre na FLUP, no próximo dia 15 de Maio, e conta com cerca de 20 equipas de todo o país.

Políticos portugueses “não sabem debater”

John Ross comenta que “os políticos portugueses não debatem, limitam-se a falar ao mesmo tempo que os seus opositores”, referindo um confronto televisivo entre os líderes do PS e do PSD. “Não tenho dúvidas que as capacidades de oratória dos políticos portugueses seriam melhores se tivessem aprendido a debater na faculdade”, adianta David Evans.

Em termos internacionais, Matthew Tiffee (estudante americano e orador no debate de exibição deste ano, na FLUP) afirma que os políticos americanos “recusam-se a debater porque temem que uma má prestação num confronto público de argumentos acabe com a sua carreira”. Por outro lado, o aluno considera que “os britânicos são excelentes a debater”.

Manuel Jorge Bento